Vamos

Está na hora de (re)descobrir o “Santuário das Praias Fluviais”

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 01-07-2022

“Santuário das Praias Fluviais”. É desta forma que o concelho de Pampilhosa da Serra é já conhecido um pouco por todo o país, dada a qualidade da água balnear e das infraestruturas, mas sobretudo pela riqueza ambiental e paisagística que envolve as quatro praias fluviais do território. 

PUBLICIDADE

Na presente época balnear, que começa amanhã, dia 1 de julho, o concelho conta com 3 praias fluviais – Pessegueiro, Janeiro de Baixo e Santa Luzia -, que juntam o galardão “Qualidade de Ouro” à Bandeira Azul, distinção esta também atribuída à Praia Fluvial de Pampilhosa da Serra. 

A juntar a estes 4 cartões de visita do concelho, existem variadas zonas ribeirinhas e de lazer também sempre muito procuradas pelos veraneantes, como são os casos da zona de pesca e lazer do Vilar, o parque fluvial de Dornelas do Zêzere, o Poço do Caldeirão, o parque de lazer da Malhada do Rei, entre outros espaços que se afiguram como excelentes alternativas para dias de sol entre família e amigos. 

PUBLICIDADE

publicidade

A localização destes espaços e as respetivas caraterísticas pode ser conhecida através da app Pampilhosa da Serra, disponível para IOS e Android e que pode ser descarregada gratuitamente

As sucessivas distinções obtidas pelas praias fluviais do concelho, continuam a atestar as potencialidades do território, nomeadamente no que diz respeito à qualidade da água e das infraestruturas, da segurança e conforto dos utilizadores, facto que espelha a preocupação do Município na preservação e promoção do vasto património natural e paisagístico.

PUBLICIDADE

As praias fluviais: 

– Pampilhosa da Serra: Aqui, modernismo e natureza aliam-se para proporcionar momentos inesquecíveis. O local conta com estruturas de apoio como espreguiçadeiras fixas, mesas para refeições e ainda com um parque de diversões dedicado aos mais novos. 

– Praia Fluvial de Pessegueiro: Inserida numa envolvência tipicamente serrana, a praia fluvial local voltou a ser distinguida com a bandeira azul e com a distinção qualidade de ouro. A praia conta com bar de apoio e também uma piscina lateral destinada às crianças. 

– Praia Fluvial de Janeiro de Baixo: Esta praia conta também com o tão desejado azul e ouro, um sinal da qualidade da água do Rio Zêzere que por aqui corre serenamente. Para além do extenso areal, encontrará infraestruturas de apoio, como parque de merendas, parque de campismo, campo polidesportivo e umas das estações intermodais da Grande Rota do Zêzere. 

– Praia Fluvial de Santa Luzia: Situada no coração do concelho, esta praia invoca uma riqueza paisagística que não deixa ninguém indiferente. Está circundada pelo complexo do Açor e transmite sensações únicas. O azul e o ouro dão as boas-vindas aos veraneantes, que podem completar a experiência nesta praia com atividades náuticas, passeios pedestres ou até mesmo escalada. 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE