Saúde

Esta fruta vai surpreendê-lo! Diminui o risco de cancro e AVC

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 3 meses atrás em 09-02-2024

O tomate em lata ajuda a reduzir o risco de cancro, acidente vascular cerebral (AVC) e outras patologias cardíacas.

PUBLICIDADE

Quem o diz é o epidemiologista britânico Tim Spector.

No Instagram, onde conta com 580 mil seguidores, disse que sempre pensou que fresco significava melhor, mas apercebeu-se que não é o caso. “Congelar e enlatar alimentos não só é mais barato, mais conveniente e reduz o desperdício, como também pode ser mais saudável, em alguns casos”, diz.

PUBLICIDADE

O especialista também refere que ervilhas congeladas retêm mais vitamina C do que as frescas e recomenda ainda o consumo de espinafres congelados, uma vez que podem ajudar a absorver mais ferro do que os frescos.

Segundo o professor de epidemiologia genética no King’s College London, o tomate é uma “fonte importante” um antioxidante poderosíssimo chamado licopeno, “que tem sido associado a reduções de acidentes vasculares cerebrais, doenças cardíacas e cancro”, como consta no Notícias ao Minuto.

PUBLICIDADE

publicidade

Um estudo de 2019, citado pelo jornal Daily Express, concluiu que o consumo elevado ou a alta concentração de licopeno no soro estão associados a reduções significativas no risco de AVC (26%), mortalidade (37%) e doenças cardiovasculares (14%).

E um artigo mais recente, que analisou 72 estudos sobre licopeno em humanos e animais descobriu que 70% das investigações confirmaram “várias propriedades anti-cancro do licopeno”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE