Portugal

Esta é a Capital Portuguesa da Cultura

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 dia atrás em 07-01-2026

 A cidade de Ponta Delgada, nos Açores, dará início oficial ao seu ano como Capital Portuguesa da Cultura a 29 de janeiro, no Coliseu Micaelense, com o espetáculo “Deixa Passar a Vida”.

Depois de Aveiro, em 2024, e Braga, em 2025, Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, será Capital Portuguesa da Cultura, um ano antes de Évora ser Capital Europeia da Cultura.

Segundo nota de imprensa divulgada pela iniciativa açoriana, vão ser feitas duas sessões do espetáculo “Deixa Passar a Vida”, uma de caráter institucional, às 11:00 locais (12:00 em Lisboa) e outra às 19:00 locais, com acesso gratuito, mediante levantamento prévio de bilhetes.

PUBLICIDADE

Com direção artística de António Pedro Lopes, o espetáculo inspira-se no poema “Ode à Paz”, de Natália Correia, e visa “proporcionar ao espectador uma verdadeira imersão cultural, convocando os sentidos e criando um espaço de escuta, emoção e presença”, descreve o projeto Ponta Delgada 2026 — Capital Portuguesa da Cultura, que tem como comissária Katia Guerreiro.

Durante o espetáculo, o Coliseu Micaelense transforma-se num “espaço circular do coletivo”, onde “cabem artistas, coletivos e pessoas da ilha, de várias idades e mundos”, dando corpo a “um poema invocatório e insubmisso”.

O fecho da programação do primeiro trimestre da Capital Portuguesa da Cultura em Ponta Delgada está a ser ultimado, estando a apresentação pública prevista para 27 de janeiro, no Coliseu Micaelense.

O protocolo de cooperação de financiamento do projeto Ponta Delgada 2026 entre os Ministérios da Cultura e da Economia/Secretaria de Estado do Turismo, o Governo Regional dos Açores e a Câmara Municipal de Ponta Delgada foi assinado no dia 18 de outubro do ano passado.

Segundo o protocolo, o valor global do financiamento é de 5,3 milhões de euros (650 mil euros a cargo do Turismo de Portugal, 650 mil euros do Ministério da Cultura, um milhão de euros através do Governo Regional e três milhões de euros através da Câmara Municipal de Ponta Delgada).

A criação da figura da Capital Portuguesa da Cultura foi anunciada pelo ex-ministro da Cultura Pedro Adão e Silva em Lisboa, em dezembro de 2022, onde deu a conhecer a cidade vencedora da candidatura a Capital Europeia da Cultura.

Na altura, Pedro Adão e Silva fez saber que as três cidades finalistas não escolhidas – Aveiro, Braga e Ponta Delgada – seriam, consecutivamente, Capital Portuguesa da Cultura.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE