Portugal

Esta é a 1ª mulher qualificada como Recuperadora-Salvadora na Força Aérea e marca um novo capítulo

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 2 horas atrás em 11-03-2026

Imagem: Força Aérea

A Força Aérea qualificou dois novos Recuperadores-Salvadores, passando esta especialidade operacional a contar, pela primeira vez, com uma mulher entre os seus elementos.

PUBLICIDADE

Os dois militares concluíram com sucesso o exigente processo de formação e qualificação operacional, passando a integrar equipas responsáveis por missões de busca e salvamento (SAR).

A formação de Recuperador-Salvador caracteriza-se por um elevado nível de exigência física, técnica e psicológica, preparando os militares para operar em diferentes cenários e condições adversas.

Com esta qualificação, os dois militares passam a integrar as equipas operacionais desta especialidade, contribuindo para o cumprimento da missão da Força Aérea Portuguesa na salvaguarda de vidas humanas e na resposta a situações de emergência.

A qualificação da primeira mulher enquanto Recuperador-Salvador constitui um marco na história desta especialidade, refletindo a evolução da Força Aérea Portuguesa e o compromisso da instituição com o reconhecimento do mérito, da competência e da dedicação no desempenho das suas funções.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE