Saúde

Está descoberta a causa dos enjoos na gravidez

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 3 semanas atrás em 19-06-2024

Imagem: shutterstock

Há mais de 20 anos, Marlena Fezjo, uma geneticista que ficou grávida do seu segundo filho em 1996, foi ao médico porque estava a vomitar excessivamente durante o primeiro trimestre da sua gravidez.

PUBLICIDADE

Durante as primeiras semanas, conviveu com náuseas que não lhe causavam grande preocupação, mas com o passar dos dias a situação agravou-se.

Devido a este evidente estado de desidratação e desnutrição por expelir constantemente o que comia durante a gravidez, acabou por perder o bebé. O desfecho levou Marlena a mergulhar numa investigação que, mais de duas décadas depois, deu os seus frutos.

PUBLICIDADE

A revista científica Nature publicou um estudo recente que concluiu que a causa das náuseas e vómitos nas grávidas é a exposição a uma hormona (GDF15) que se desenvolve na placenta e que aumenta substancialmente à medida que o feto se desenvolve. As mulheres que são mais sensíveis a esta hormona são as que mais têm enjoos. “Sabemos agora que as mulheres ficam enjoadas durante a gravidez quando estão expostas a níveis mais elevados da hormona GDF15 do que estão habituadas”, explica a autora do estudo citada pela Women’s Health.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE