Região

Está de regresso a Lourosa “a única” Feira Moçárabe de Portugal (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 13-08-2022

Danças do ventre, andas e malabares, música medieval, lutas de espadas, animação de rua e um espetáculo de fogo integram o programa cultural da edição deste ano da Feira Moçárabe de Lourosa, em Oliveira do Hospital.

PUBLICIDADE

É o regresso da única Feira Moçárabe em Portugal, que se realiza até este domingo, e que junta a cultura e a história, o turismo e a economia, convidando os visitantes a viajar no tempo, até à época em que cristãos e muçulmanos coabitaram nestas terras, frisa José Carlos Marques, presidente da Junta de Freguesia de Lourosa.

A gastronomia da época está igualmente em evidência nos dois dias do certame, que decorre junto da Igreja Moçárabe de São Pedro, Património Nacional e a mais antiga igreja moçárabe do país em culto, e que integra também, à semelhança das edições anteriores, um mercado de venda de diversos produtos, entre os quais, artesanato e artigos locais.

PUBLICIDADE

publicidade

Para a vereadora da Câmara de Oliveira do Hospital, Graça Silva,  este evento “é mais que uma festa da freguesia, é uma iniciativa única do país”.

Este sábado, a Feira Moçárabe de Lourosa abriu às 15:00. O ponto alto do  é o “Espetáculo de Fogo Fire Dragons”, às 22:30.

PUBLICIDADE

No domingo, dia 14, a Feira Moçárabe reabre pelas 10:15 e o programa integra um dia repleto de música e animação de rua, com destaque para a Luta de Espadas, na Rua do Largo, às 17:30. A Feira encerra às 19:30 com uma última apresentação de todos os artistas, no Largo da Igreja, mas o programa estende-se à povoação vizinha de Cabeçadas, onde há “Folguedos e Cantorias”, a partir das 21:30.

A Feira Moçárabe de Lourosa, organizada pela Junta de Freguesia de Lourosa, com o apoio da Câmara Municipal, assume-se como um evento de referência no concelho de Oliveira do Hospital.

O certame, interrompido em 2020 e em 2021 por forças das restrições impostas devido à pandemia, tem vindo a crescer de ano para ano e é visitado por milhares de pessoas, que acorrem a Lourosa cativadas pelo ambiente de recriação histórica que envolve o todo o espaço.

Veja os diretos NDC:

 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE