Vamos

Esta aldeia tem dos Natais mais mágicos de Portugal: Árvores, lã e amor em cada rua

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 37 minutos atrás em 21-11-2025

A famosa Aldeia de Cabeça entra na contagem decrescente para o Natal, com os preparativos a decorrerem a todo o vapor neste terceiro dia de trabalho. Responsáveis pela decoração, Luísa Dias e José Marques contaram ao Notícias de Coimbra alguns pormenores do que está a ser preparado.

“Este ano vai ser diferente, adquirimos lã, nos ofereceram muita lã e vai ser mais à parte, com coisas naturais, mas decoradas com lã”, explicou Luísa Dias. José Marques acrescentou que “é muito material da floresta e este ano também temos aqui o que nós chamamos de casulo, que é o caroço do milho, que também vai ser implementado. Basicamente é mais o alã, a vegetação da natureza e o casulo.”

A grande árvore de Natal será construída amanhã, dia 22, totalmente artesanal, com muita vegetação e verdura, acrescentaram os responsáveis. “Já temos muitas coisas preparadas, as ruas, a parte verde… a montagem é só uma semanita antes”, sublinhou Luísa.

PUBLICIDADE

Outros participantes da aldeia, como Fernanda Mendes, também mostraram entusiasmo com a iniciativa. “Estamos a fazer a grinalda. Vimos às duas e ficamos até às seis, mais ou menos, quatro horas por dia. Dá bastante trabalho, mas é agradável. E depois ver as ruas cheias desta aldeia, é muito importante”, contou Fernanda.

A tradição mobiliza também moradores de longa data, como Maria Adélia, que participa desde 2012: “Toda a gente que vive nesta aldeia, quem pode, vem ajudar. Apanhamos ramos, trazemos da floresta e depois decoramos. É muito importante para trazer vida à nossa zona, que por vezes está tão deserta.”

Sobre os desejos para este Natal, a comunidade partilha uma mensagem de união e bem-estar: “Que tudo corra bem, que tudo seja para melhor. Paz, saúde e amor. A saúde é o mais importante”, afirmaram em uníssono os moradores.

A Aldeia de Cabeça promete assim um Natal artesanal e acolhedor, com a participação ativa de moradores que transformam ruas e praças num cenário mágico para toda a família.

A Aldeia de Cabeça, conhecida como a Aldeia de Natal, vai vestir-se de magia natalícia a partir do dia 6 de dezembro até 1 de janeiro, transformando-se numa das iniciativas mais autênticas e ecológicas do país. Quem o garante é Célia Gonçalves, coordenadora da rede de aldeias de montanha, em entrevista ao Notícias de Coimbra.

“Dentro de dias será a aldeia de Natal mais autêntica e genuína de Portugal, não tenho qualquer dúvida”, afirmou Célia Gonçalves, destacando o envolvimento da comunidade na realização do projeto.

O projeto, que arrancou em 2012, distingue-se pelo facto de ter sido lançado pela própria comunidade. Segundo a coordenadora, “foi um desafio lançado à comunidade, em que havia um concurso de ideias. É a aldeia que apresenta uma ideia de projeto com a dignação de Cabeça Aldeia Natal. Cada pessoa que vota neste projeto é uma pessoa que depois vai trabalhar nele, e isso acontece.”

O envolvimento da comunidade estende-se à execução da decoração, liderada por Luísa Dias e José Marques, que este ano dão corpo à eco-decoração. “Todos os materiais que vemos aqui são recolhidos de forma sustentável e responsável da natureza. Resultam quase sempre de desbastes necessários na floresta e nas árvores”, explicou Célia Gonçalves.

Este ano, a aldeia utiliza materiais naturais como ramo de carvalho e resíduos da atividade agrícola, incorporados em grinaldas e outros elementos decorativos, sempre com atenção à sustentabilidade.

“Por favor, visitem, venham de espírito e coração aberto para receber tudo aquilo que esta aldeia vos pode dar, porque é de facto mágica. Garantia é essa magia e a boa recepção desta gente”, concluiu a coordenadora.

A Aldeia de Cabeça promete assim um Natal autêntico, sustentável e profundamente comunitário, onde moradores e visitantes partilham o espírito festivo de forma ecológica e participativa.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE