Vamos

Esta aldeia desafia visitantes a participar na tradicional malha do centeio

Notícias de Coimbra | 10 meses atrás em 06-07-2023

No sábado, 8 de julho, às 10:00, a Aldeia de Montanha de Alvoco da Serra, no concelho de Seia, desafia os visitantes a marcarem encontro na eira comunitária de forma a participar na tradicional malha do centeio, recordando assim as tradições dos seus antepassados.

PUBLICIDADE

Esta é uma iniciativa da Liga dos Amigos da Freguesia de Alvoco da Serra, em parceria com a Sociedade Recreativa e a junta de freguesia e resulta deste ano ter sido produtivo para o cultivo do centeio. Procuram promover a malha do centeio com o tradicional mangual, desafiando assim os visitantes para uma experiência que os vai colocar em contacto com a autenticidade e a genuinidade desta singular Aldeia de Montanha.

A atividade tem como propósito trazer a esta aldeia novos visitantes, desfrutar da beleza da natureza e experimentar a cultura local, assim como sensibilizar para a importância dos modos de produção tradicionais, quer para o reforço da identidade das Aldeias quer enquanto veículo para o desenvolvimento e promoção territorial.

PUBLICIDADE

Para a ADIRAM – Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha, esta é também uma forma de proporcionar experiências turísticas de impacto, contando com o envolvimento das comunidades locais que continuam ativas na preservação das memórias e os costumes das Aldeias de Montanha.

Os participantes podem ainda contar com animação e degustação dos mais tradicionais sabores serranos, uma vez que na programação está incluído o almoço e merendas da manhã e da tarde.

PUBLICIDADE

publicidade

Esta é uma atividade, organizada pelas coletividades da Aldeia, que integra o Plano de Animação da Rede de Aldeias de Montanha.

O programa pode ser consultado aqui.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE