Região

Esqueça a dieta! Miranda do Corvo dá a provar “Sabores da Chanfana”

Notícias de Coimbra | 1 mês atrás em 20-04-2024

Arrancou este sábado, 20 de abril, a Semana Gastronómica Sabores da Chanfana em Miranda do Corvo. O evento conta com 16 restaurantes e decorre até dia 28 deste mês.

PUBLICIDADE

Além da vertente culinária, a iniciativa celebra os 50 anos da Revolução dos Cravos.

Dedicada às iguarias tradicionais que as populações associam desde tempos imemoriais ao uso de carnes de cabra na alimentação, chanfana, negalhos e sopa de casamento, o festival é organizado pela Câmara Municipal, envolvendo desta vez mais um restaurante do que na edição de 2023.

PUBLICIDADE

A abertura da Semana Sabores da Chanfana aconteceu no Mosteiro Santa Maria de Semide, onde se conta que as antigas monjas, no século XIX, já confecionavam um prato com as características da atual chanfana.

“Este evento celebra a nossa rica tradição culinária, em torno da cabra velha e que convida a embarcar numa viagem de sabores iinesquecíveis”, disse o vereador Rui Godinho.

PUBLICIDADE

Para a vice-presidente da autarquia a chanfana “é um símbolo da identidade, da cultura e da história de Miranda do Corvo”.

Marilene Rodrigues reforçou, ainda, a importância do Mosteiro Santa Maria de Semide para o concelho.

Para além da gastronomia, a Semana Gastronómica Sabores da Chanfana conta com um programa diversificado de atividades desportivas e culturais até dia 28 de abril.

No dia 24, pelas 21:30, Luís Osório apresenta o espetáculo “Ficheiros secretos”, na Casa das Artes. Já no dia 25 de abril, realiza-se uma cerimónia relativa à comemoração, pelas 10:15, nos Paços do Concelho.

Logo a seguir, pode contar com a atuação da Banda Filarmónica do Grupo Recreativo Mirandense, pelas 11:30, na Praça José Falcão. Nos dias 27 e 28 de abril, acontece o Encontro de Coros e a Mostra de Doçaria Conventual e Regional, no Mosteiro de Semide.

Enquanto o Capítulo da Confraria da Cabra Velha decorre na manhã do dia 27, na Casa das Artes.
Outra das iniciativas é uma Mostra de Vinhos organizada pela Confraria do Vinho de Lamas, no dia 28, às 15:00, na praça José Falcão.

Entre diversas realizações culturais, desportivas e cívicas, o programa inclui ainda a exposição “Construir a paz com os valores de Abril”, organizada pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação, na Biblioteca Municipal Miguel Torga, até 30 de abril.

Até 28 de abril, 16 restaurantes dão a conhecer aos visitantes a chanfana (prato confecionado à base de carne de cabra assada com vinho em caçoilas de barro num forno de lenha), sopa de casamento (couves e pão enriquecidos com o molho da chanfana) e os negalhos (tripas de cabra assadas em vinho tinto).

Eis os espaços aderentes: A Cancela; A Parreirinha; A Pedrosos; Café Restaurante São Miguel; Cheiro Guloso; Equitare Rural; Estação de Sabores; Museu da Chanfana; O Careca; O Espanhol; O Ferrador; O Pentágono; Quinta D.Iria – Safra; Rufino dos Leitões; Taberna Velharias e Zé Padeiro.

Clique na fotogaleria para ver a abertura oficial da Semana da Chanfana:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE