Vamos

Espiritualidade e contemplação na edição de “O Mundo do Vinho” em Coimbra

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 26-09-2022

A 5ª edição da iniciativa “O Mundo do Vinho” vai decorrer em vários espaços da cidade de Coimbra, entre 04 e 15 de outubro, com conversas, exposições e palestras dedicadas à espiritualidade, à contemplação e ao conhecimento.

PUBLICIDADE

“É um programa que reúne aqui várias atividades. Temos na primeira semana, uma semana mais virada para a espiritualidade, para a contemplação, para o conhecimento, com a conversa ‘Vinho na Bíblia’”, disse hoje, na sessão de apresentação da edição do evento, a autora do projeto produzido pela associação Cultura e Risco, Margarida Mendes Silva.

O programa tem início no dia 04, no Seminário Maior de Coimbra, com uma iniciativa em que “O Vinho na Bíblia” é o fio condutor da conversa, protagonizada por João Maria André e o padre Nuno Santos.

PUBLICIDADE

No dia 06 de outubro, o evento inclui uma exposição de fotografia, intitulada “Revelações”, no Museu Machado de Castro, em Coimbra, igualmente na Alta da cidade.

Trata-se de um trabalho “criativo a partir justamente de um período de contemplação sobre um conjunto escultórico que faz parte do acervo do museu que é a Última Ceia, do Hordart Vyryo”, explicou.

PUBLICIDADE

publicidade

Será ainda feita uma palestra, sobre a importância que o vinho adquiriu, em vários aspetos da vida e dos rituais cristãos, assim como se expressa no campo artístico ao longo de muitos séculos.

Esta atividade, intitulada “O vinho, a arte e o sagrado. O simbolismo do vinho no Novo Testamento”, tem como convidado Pedro Miguel Ferrão e decorre, também, no Museu Machado de Castro.

Já no dia 12 de outubro, haverá uma oficina, na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, onde Sara Rodrigues e Matos adiantará respostas à pergunta “Porque é que gostamos dos vinhos que gostamos?”.

Em “O Mundo do Vinho”, é ainda possível assistir a uma conversa, que será orientada pela pergunta “De que falamos afinal, quando falamos de vinhos naturais”.

A sessão vai reunir três produtores de vinhos naturais para falar sobre o tema, na Casa da Escrita.

O programa encerra no dia 15 de outubro, com um jantar vínico, durante o qual será dada a provar uma seleção de Vinhos Terras de Sicó, no Hotel Quinta das Lágrimas.

A Câmara Municipal de Coimbra apoiou este ano, pela primeira vez, este projeto.

“Todos os eventos que sejam suscetíveis efetivamente de marcar a diferença na nossa cidade, como é claramente “O Mundo do Vinho”, dentro das nossas possibilidades, naturalmente, têm o seu acolhimento. Este é um evento que cabe exatamente nesse epíteto”, disse, na mesma sessão, o vereador da Câmara de Coimbra, Miguel Fonseca.

Algumas das atividades estão sujeitas a pagamento.

A programação e todas as informações estão disponíveis em vinhoearte.pt.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE