Coimbra

Espetáculo evoca José Afonso no Conservatório de Coimbra

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 09-01-2014

O Conservatório de Música de Coimbra vai acolher, no dia 30 de janeiro, um espetáculo evocativo do cantor José Afonso, com participação de Francisco Fanhais, Rui Pato e Mário Mata, entre outros artistas.

PUBLICIDADE

Intitulada “Tributo a Zeca Afonso”, a iniciativa é promovida pelo próprio Mário Mata e pelo grupo Amigos do Zeca, com sede em Penela.

“Este espetáculo de tributo ao Zeca integra-se nos 40 anos do 25 de Abril”, disse Mário Mata à agência Lusa.

PUBLICIDADE

No concerto, com início às 21:30, no auditório do Conservatório de Coimbra, participam também Manuel Rocha, violinista da Brigada Vítor Jara e diretor do Conservatório, e o Choral Polyphonico de João Rodrigues de Deus, de Penela, dirigido pelo maestro Paulo Bernardino.

Médico de profissão, o músico de Coimbra Rui Pato acompanhou José Afonso à viola, nos anos 60 do século XX, em espetáculos por todo o país, tendo colaborado nos primeiros discos do criador de “Grândola, Vila Morena”.

PUBLICIDADE

publicidade

Mário Mata esteve na fundação do grupo Amigos do Zeca, em 2009, que tem levado diferentes edições “Tributo a Zeca Afonso” a outras localidades, como Penela, Montemor-o-Velho, Barreiro e Amadora.

“Os convidados interpretam temas do Zeca que nós não costumamos interpretar, o que vai dando sempre uma lufada de ar fresco ao reportório”, disse.

“São sempre espetáculos diferentes”, adiantou Mário Mata, salientando que José Afonso “continua vivo na memória das pessoas e há de estar sempre vivo”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE