Primeira Página

Espetáculo cósmico captado na Pampilhosa da Serra

Notícias de Coimbra | 1 dia atrás em 07-01-2026

O astrofotógrafo português Miguel Marques captou um impressionante vídeo do céu noturno durante a penúltima “chuva de estrelas” de 2025, as Geminídeas, um dos fenómenos celestes mais deslumbrantes do ano.

A gravação, realizada em tempo real durante 6 minutos, mostra uma compilação dos meteoros mais brilhantes desta chuva de estrelas, que teve lugar entre os dias 4 e 20 de dezembro, com o pico das melhores condições de observação registado na noite de 13 para 14 de dezembro.

O vídeo foi filmado a partir da Barregem de Santa Luzia, e as imagens capturam as condições quase perfeitas de visibilidade que permitiram a observação de vários meteoros luminosos, proporcionando um espetáculo visual digno de registo.

PUBLICIDADE

O fenómeno das Geminídeas é especialmente notável pela sua origem distinta: ao contrário de outras chuvas de meteoros, que geralmente têm origem nas poeiras deixadas para trás por cometas, as Geminídeas surgem a partir de fragmentos de um asteróide chamado (3200) Faetonte, descoberto em 1983.

Esta chuva de meteoros, considerada uma das mais impressionantes do ano, trouxe aos céus uma chuva de partículas que, ao entrarem na atmosfera terrestre, geraram os espetaculares rastos luminosos vistos por milhares de observadores em várias partes do mundo.

Se perdeu o evento ao vivo, o vídeo oferece uma oportunidade única para reviver um dos momentos mais incríveis do céu noturno de 2025, em uma das suas mais mágicas chuvas de meteoros.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE