Extra

Esperio: A Fed resgatou as esperanças do mercado

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 16-12-2022

Os mercados estão geralmente desapontados com o movimento do Federal Reserve (Fed) dos EUA para desmarcar a sua clara intenção de manter os custos de empréstimos altos por um longo tempo. Não há dúvida de que esta mensagem determinaria o sentimento geral antes do Natal e, pelo menos, nos próximos meses.

PUBLICIDADE

O nível médio de expectativas apresentado por dezoito funcionários do comitê de mercado aberto do Fed (FOMC) sobre suas próprias projeções de taxas de juros para 2023 é agora 0,5% maior do que em setembro. Desta vez, o alvo do gráfico de pontos subiu para o intervalo de 5,00% a 5,25%. Além disso, um número considerável de governadores (7 contra 11) traçou a taxa para 2023 em uma posição ainda mais alta.

Quase todos os membros do comitê antecipam que as chances de uma redução gradual nos níveis máximos de juros ocorrerão apenas em 2024, e o afrouxamento esperado não pode ser superior a um ponto percentual para atingir a meta de 4,00-4,25% em dois anos . Todos os mesmos sete personagens apontaram que eles têm uma visão mais dura sobre as taxas de juros do Fed um ano depois. O custo do dinheiro emprestado afetará a capacidade dos empregadores de aumentar os salários e, em geral, prejudicará quaisquer possíveis planos corporativos de investir no desenvolvimento de negócios. Está nas cartas, um conto envernizado não pode ser redondo.

PUBLICIDADE

O Fed acredita em um pouso suave da economia depois disso? Publicamente, sim, claro. Seu vocalista Jerome Powell tentou falar sobre as esperanças de aterrissagem suave para o público enquanto tentava suavizar algumas das curvas fechadas durante sua coletiva de imprensa. No entanto, o mercado fez ouvidos moucos aos seus esforços. O único resultado concreto foi algum adiamento de outra queda nos índices de ações, já que a multidão estava pronta para esperar até o final do discurso de Powell para mover uma polegada acima da marca de 4.000 para o indicador amplo S&P 500, que caiu da área de 4.050 para 3.965 baixa nos primeiros quinze minutos após a declaração do Fed. No entanto, os futuros do índice caíram abaixo de 3.950 já nas horas europeias do próximo dia útil.

O que pode explicar a negatividade das expectativas econômicas do Fed? Os analistas do Esperio acham que, antes de mais nada, segue a revisão rumo a uma desaceleração mais duradoura feita pelo próprio comitê do Fed. As autoridades agora projetam um ritmo bastante baixo do produto interno bruto dos EUA para todo o ano de 2023. Não há nada de bom na taxa de crescimento anual prevista em 0,5%, tanto para o ano atual quanto para o próximo. Embora em setembro os governadores esperassem nominalmente um crescimento praticamente zero a uma taxa de 0,2% até o final de 2022, eles esperavam um crescimento melhor de 1,2% em 2023, pelo menos. E agora em dezembro, apenas três meses depois, eles estão mais pessimistas. Isso pode ser interpretado apenas de uma maneira, pois o Fed realmente não acredita que a situação econômica possa melhorar antes de 2024, de modo que a crise dure mais tempo.

PUBLICIDADE

publicidade

Ao mesmo tempo, a maioria dos membros está aparentemente pronta para levar o mercado de trabalho a um pico mais alto de desemprego, que agora deve atingir oficialmente 4,6% em 2023, contra as previsões anteriores do Fed de 4,4%, contra quase 3,7% no momento. Então, o Fed aparentemente disse O.K. aos esforços de bater ainda mais a economia com algum nível maior de problemas com empregos e salários, que podem ultrapassar os quadros designados, como costuma acontecer com declarações políticas em todos os países.

Alex Boltyan, senior analyst of Esperio company

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE