Vamos

Especialistas nacionais e internacionais reúnem-se em Coimbra para debater o tempo na música

Notícias de Coimbra | 7 meses atrás em 09-10-2023

Esta semana, entre quinta-feira e sábado (12 a 14 de outubro), a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra vai acolher a conferência internacional Música Analítica 2023: Interdisciplinary Approaches to Musical Time.

PUBLICIDADE

Promovido pelo Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra (CEIS20), este encontro científico vai dar palco ao estudo do tempo musical, colocando em diálogo várias disciplinas que estudam o tempo e a temporalidade na e da música. Vão estar em discussão temas como o tempo na sua relação com a cognição musical, a tecnologia e o ambiente, assim como a diversidade histórica cultural e os múltiplos modos experienciais do tempo musical.

“Desde a década de 1980, tem havido uma notável eflorescência de investigação sobre o tempo musical numa variedade de campos de investigação nas humanidades, bem como nas ciências comportamentais e biológicas. Quarenta anos depois, existem poucos locais para a divulgação da investigação sobre o tempo musical para além das fronteiras disciplinares e discursivas”, contextualiza o coordenador científico do CEIS20, José Oliveira Martins.

PUBLICIDADE

O objetivo desta conferência é proporcionar uma plataforma a partir da qual possam surgir oportunidades para uma comunidade intelectual mais interligada e futuras colaborações envolvendo a investigação sobre o tempo musical.

A conferência internacional vai ter como oradores principais José Luis Besada (Universidade Complutense de Madrid) que vai versar sobre o modo como os compositores estruturam no tempo sob a perspetiva das ciências cognitivas; Nori Jacoby (Instituto Max Planck de Estética Empírica), que vai abordar questões transculturais sobre o processamento do ritmo musical; e Tosca Lynch (Fellow of the Royal Society of Arts – eMousike.com), que vai debruçar-se sobre o movimento vocal e rítmico da música na Grécia Antiga.

PUBLICIDADE

publicidade

Vai contar ainda com a participação de 60 estudantes e investigadores nacionais e internacionais que vão estar na Universidade de Coimbra a partilhar a sua investigação em áreas como os subcampos da teoria da música analítica e matemática, da musicologia histórica e etnomusicologia; em humanidades, como poética, filosofia, cinema, dança e estudos clássicos; e em disciplinas centradas no comportamento e na tecnologia, como a psicologia cognitiva, as neurociências e as ciências da computação.

“Esta conferência sobre abordagens interdisciplinares ao tempo musical inspira-se na convicção de que a partilha interdisciplinar de resultados e perspetivas fortalece tanto a investigação de base como a aplicada. Esta conferência proporcionará uma plataforma para que os académicos de todas as disciplinas partilhem resultados e métodos, para que se vislumbre uma comunidade intelectual mais unificada e para promover fóruns de colaboração”, elucida o coordenador científico do CEIS20.

A organização científica é liderada por José Oliveira Martins, e pelo investigador e docente da Universidade de Yale, Richard Cohn.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE