Primeira Página

Especialistas europeus reunidos em Coimbra para fomentar a construção de regiões resilientes

Notícias de Coimbra | 2 meses atrás em 20-02-2024

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra está a acolher o evento “Coimbra Pressure Cooker”, no âmbito do projeto GOCORE (Governing Community Resilience), que começou hoje e se prolonga até 22 de fevereiro.

PUBLICIDADE

O projeto GOCORE, financiado pelo Programa Interreg Europe, do qual a CIM da Região de Coimbra é parceira, pretende contribuir para a construção de regiões resilientes, através do envolvimento das regiões e da participação local.

O projeto visa, assim, promover o desenvolvimento das regiões rurais e/ou periféricas, através da partilha e implementação de boas práticas de governação, envolvendo e capacitando as comunidades locais enquanto parceiros ativos na elaboração e implementação de políticas regionais.

PUBLICIDADE

A sessão de abertura contou com as intervenções de Alfredo Dias, Vice-reitor da Universidade de Coimbra, Alexandra Rodrigues, Vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, e Emílio Torrão, presidente da CIM da Região de Coimbra.

“Ao longo deste evento, teremos a oportunidade de conhecer exemplos inspiradores de boas práticas no envolvimento das comunidades nos processos participativos”, referiu Emílio Torrão.

PUBLICIDADE

publicidade

“Ao capacitar os cidadãos, a sociedade civil e as pequenas empresas para participarem ativamente na definição e implementação de políticas regionais, estamos a construir um futuro mais inclusivo e sustentável para todos”, acrescentou.

Ao longo do evento, os participantes terão a oportunidade de experienciar diretamente o impacto positivo do envolvimento da comunidade, através de sessões interativas de aprendizagem e partilha de experiências e de uma visita de estudo à aldeia de Cerdeira, uma das aldeias de xisto da Lousã. Esta visita permitirá “observar de perto como a comunidade local tem demonstrado notável resiliência e capacidade de inovação no contexto regional”, declarou Emílio Torrão.

Este encontro inclui, ainda, uma sessão de “Peer Review” (uma avaliação entre pares) para analisar um desafio específico da Região de Coimbra: o modelo de governança do Intervenção Integrada de Base Territorial (IIBT) do Pinhal Interior e o respetivo envolvimento participativo dos diversos stakeholders. O objetivo é partilhar boas práticas e definir recomendações e/ou possíveis soluções, que serão compiladas e dadas a conhecer brevemente.

Além da CIM da Região de Coimbra, a parceria GOCORE integra também parceiros das regiões de Fryslân (NL), Syddjurs (DK), Madeira (PT), Saaremaa (EE), Hajdú-Bihar (HU), Trento (IT) e a Comunidade germanófona da Bélgica (BE).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE