Coimbra

Especialistas debatem em Coimbra arquitetura e espaços de inclusão

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 05-04-2019

Especialistas vão debater em Coimbra, na terça-feira, o tema da inclusão nos edifícios e diferentes espaços das cidades, tendo em conta o que pensam os cidadãos sobre a sua construção.

PUBLICIDADE

“Cada vez mais as cidades não respondem de forma coerente às populações mais desfavorecidas”, disse hoje à agência Lusa a presidente da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Coimbra, Helena Albuquerque.

PUBLICIDADE

Na sua opinião, importa refletir sobre “o que a cidade deve fazer para abrigar todos e para que todos sejam ouvidos na sua construção”.

Exige-se, na sua opinião, que “as pessoas que usam esses espaços possam dizer o que querem deles”.

PUBLICIDADE

publicidade

O colóquio “IncluCity – A arquitetura e os espaços de inclusão” é uma iniciativa conjunta da APPACDM e do Departamento de Arquitetura (DARQ) da Universidade de Coimbra, que estão a comemorar 50 e 30 anos de existência, respetivamente.

Helena Albuquerque defendeu que a arquitetura deve estar “ao serviço de todos e de cada um, independentemente das limitações e incapacidades”.

Numa nota, a organização afirma que o IncluCity será “um espaço de debate e análise de vários projetos de inclusão ao nível da arquitetura”, permitindo explorar “as possibilidades de inclusão dos cidadãos e das várias deficiências existentes nos espaços comuns a todos dentro da cidade e da sociedade”.

“Os espaços públicos e privados da cidade devem estar acessíveis a todos os cidadãos”, disse à Lusa, por sua vez, o diretor do DARQ, José António Bandeirinha.

O professor universitário realçou ainda que o colóquio é uma oportunidade “para mostrar também as boas práticas da arquitetura” em relação às pessoas com deficiências e limitações diversas, físicas e mentais.

“Qual é o estatuto do espaço de um centro comercial? Simulamos que estamos num espaço público, mas não estamos”, exemplificou.

Com a realização do encontro, “através da apresentação e análise de projetos de âmbitos variados” e da partilha de experiências diversas, a organização antevê que “a inclusão no espaço urbano seja debatida em conjunto e de forma enriquecedora”.

O programa inclui a participação de oradores de diferentes áreas da arquitetura e da inclusão, estando ainda anunciada a presença da secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes.

Com início às 09:30, o IncluCity, apoiado pela Câmara Municipal de Coimbra, decorre no Convento São Francisco, em Santa Clara, na margem esquerda do rio Mondego, estando o encerramento previsto para as 17:00.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE