Muitas pessoas acreditam que a escovagem imediata após comer é a forma mais eficaz de proteger os dentes, mas especialistas em saúde oral avisam que este hábito pode ser prejudicial.
De acordo com a OralMED, o ideal é esperar cerca de 30 minutos após as refeições antes de escovar os dentes. Este intervalo permite que a saliva desempenhe o seu papel natural de defesa contra bactérias nocivas e ajude a neutralizar a acidez provocada por alimentos e bebidas ácidos ou açucarados.
PUBLICIDADE
“A saliva é um poderoso anti-séptico natural e precisa de tempo para equilibrar o pH da boca, evitando problemas como a erosão ácida”, explica a entidade. Lavar os dentes imediatamente pode, paradoxalmente, aumentar o risco de desgaste do esmalte dentário., refere o site ZAP.
Estudos recentes confirmam esta recomendação. Uma análise abrangente sobre cáries e desgaste erosivo dos dentes revelou que, enquanto alguns investigadores defendem que o momento da escovagem deve ser adaptado às necessidades individuais de cada pessoa, outros aconselham esperar até uma hora após comer.
Para quem não consegue lavar os dentes durante o dia, os especialistas sugerem garantir, pelo menos, duas escovações: de manhã, antes de sair de casa, e à noite, antes de dormir. Este hábito diário continua a ser fundamental para manter dentes e gengivas saudáveis.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE