A esponja da loiça, apesar de ser essencial para lavar pratos, panelas e copos, é, na realidade, um dos objetos mais contaminados dentro de casa, alertam especialistas.
Exposta constantemente a restos de comida e sujidade, a esponja acumula bactérias e germes, que podem contaminar tanto a loiça como outras superfícies. Por isso, os especialistas recomendam substituir a esponja semanalmente.
Muitas pessoas tentam reduzir a carga bacteriana fervendo a esponja ou colocando-a no micro-ondas. No entanto, um estudo citado pelo site Dagens revela que estes métodos reduzem apenas até 60% das bactérias, não sendo suficientes para esterilizar o utensílio. Para quem não quer substituir a esponja toda semana, o mínimo recomendado é uma vez por mês.
PUBLICIDADE
A boa notícia é que a esponja usada não precisa de ser deitada fora. É possível dar-lhe uma nova função fora da cozinha: cortar os cantos de forma visível e utilizá-la para limpar áreas menos críticas, como o caixote do lixo, a sanita ou até as jantes do automóvel.
Desta forma, é possível aproveitar ao máximo a esponja sem comprometer a saúde, prolongando a vida útil do utensílio de forma segura.
PUBLICIDADE