Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Saúde

Especialista defende criação de mais centros diferenciados para doenças do cólon

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 20-11-2013

O presidente eleito da Sociedade Portuguesa de Coloproctologia, João Pimentel, defendeu hoje a criação, em Portugal, de mais unidades e centros de referência dedicadas às patologias do cólon, reto e ânus.

PUBLICIDADE

Apesar de já existirem unidades diferenciadas nos principais hospitais do país, o especialista dos Hospitais da Universidade de Coimbra considerou que são “muito poucos para o que se pretende, se comparados com outros países europeus”.

“Existe um número crescente destas patologias em Portugal. Não são só as doenças tumorais, mas também as doenças inflamatórias do intestino e outros problemas escondidos, como a incontinência fecal”, sublinhou à agência Lusa o médico, que preside ao XXIII Congresso Nacional de Coloproctologia, que decorre quinta e sexta-feira em Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo João Pimentel, a incontinência fecal é um problema que se começa a falar porque, até aqui, salientou, “existia pudor e estigma em abordar o assunto e as pessoas não se queixavam muito”.

“Há tanta gente que sofre e não procura um centro diferenciado para tratamentos médicos e cirúrgicos”, constata o médico, salientando que, atualmente, existem tratamentos para este tipo de doenças.

PUBLICIDADE

De acordo com o presidente da Sociedade Portuguesa de Coloproctologia, hoje em dia as doenças do foro intestinal têm “solução médica ou terapêutica”, mas é preciso que “as pessoas saibam que há soluções”.

No caso da incontinência fecal, a maioria dos pacientes são pessoas que sofreram de situações traumáticas ou neurológicas e mulheres com mais idade, devido a lesões obstetrícias.

João Pimentel falou da necessidade de uma grande divulgação junto da população e dos cuidados primários de saúde, no sentido dos doentes serem referenciados a tempo de melhorar a sua qualidade de vida.

A incontinência fecal será um dos temas em destaque no congresso, que junta cerca de 260 médicos, entre os quais dois especialistas espanhóis e um brasileiro, no auditório do Hospital da Universidade de Coimbra, com a realização de uma mesa-redonda sobre as técnicas mais inovadoras nesta área.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com