Cidade

Espantalhos animam Coimbra!

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 28-09-2018

 

PUBLICIDADE

A 15.ª edição da Exposição de Espantalhos, organizada pela Câmara Municipal de Coimbra, decorre no Parque Manuel Braga no próximo sábado, 29 de setembro, entre as 10:00 e as 17:30.  

 

As atividades são dirigidas a todas as idades, dos mais pequenos aos mais idosos, com muitas surpresas preparadas, remetendo para vivências de expressão cultural popular que fazem parte da memória coletiva.

PUBLICIDADE

O Parque Manuel Braga acolherá mais de meia centena de participantes, em representação de diversas instituições e associações de caráter social e cultural de Coimbra que, tendo como mote o espantalho, recorrem à imaginação para dar “corpo” a uma multiplicidade de “espanta pardais”, interagindo com o público e imprimindo ao evento um cunho peculiar. Divulgam, em simultâneo, junto dos visitantes, as atividades que desenvolvem numa perspetiva de alargamento das relações socioculturais.

Participam entidades de índole, sobretudo, folclórica e etnográfica, instituições de carácter social e com valências de creche, jardim-de-infância, ATL e idosos, a Escola Superior Agrária de Coimbra, a Associação Integrar e o Estabelecimento Prisional de Coimbra, entre outros.

PUBLICIDADE

publicidade

Além da presença de um vasto e diversificado conjunto de espantalhos, que darão mais cor aos tons outonais do Parque Manuel Braga, haverá jogos tradicionais (jogo do burro, pião, arco, malha, latas, roleta, corda, lenço, etc.) e a habitual animação musical, que conta com a participação do Grupo de Concertinas “Sons de Casconha” (às 10h30), a Banda Filarmónica da Associação Recreativa e Musical de Ceira (às 11h30) e o Grupo de Gaiteiros da Associação de Cultura Musical, Arte e Recreio de Condeixa (às 14h00).

O espetáculo que estará a cargo dos Xarabanecos – Grupo de Teatro de Fantoches do Ateneu de Coimbra (às 11h00), o carrossel rústico (infantil) e os passeios de burro, que serão disponibilizados ao longo do dia, constituirão, por certo, fortes motivos de atração de público infantil ao evento.

A relação intergeracional estará patente na Exposição de Espantalhos, através da recriação de uma “descamisada” (às 15h30), pelo Grupo Regional de Danças e Cantares do Mondego, que atuará após a recriação desta tradição do mundo rural de outrora que celebra o culminar das colheitas e do ciclo da “abundância”, altura do ano associada à festa, à alegria e à convivialidade das gentes que cultivam a terra.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE