Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

Espaços de restauração do Parque Verde abrem no novo 1º andar!

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 03-04-2017

Câmara Municipal de Coimbra aprova a aquisição de serviços para elaboração de projetos de execução da ampliação dos edifícios de restauração da margem direita do Parque Verde do Mondego e Requalificação dos Pisos Envolventes pelo valor de 685.600,00 Euros.

PUBLICIDADE

O projecto é da MVCC arquitectos,  um escritório de arquitectura do Porto, que tem como sócios , Mercês Vieira e Camilo Cortesão, que trabalham em conjunto desde 1979. Entre 1990 e 2011 adoptaram a designação Camilo Cortesão & Associados, Arquitectos.

parque-verde-4
A solução  apresentada procura garantir soluções para o problema das cheias propondo estender as áreas cobertas encerradas ao piso de cobertura do edifício, criando as condições para que os equipamentos possam continuar a funcionar mesmo quando o piso térreo estiver inoperacional.
Assim, a MVCC arquitectos propõe a construção de 4 módulos idênticos no piso superior, um por cada um dos 4 espaços concessionáveis de maior dimensão (fica excluído o pequeno espaço a Nascente-Sul), que se adossam ao tardoz do edifício e ocupam parcialmente o terraço existente.

PUBLICIDADE

publicidade

Estes novos volumes alojam as escadas de ligação entre os pisos e, sobretudo, ajudam a redefinir a estratégia de utilização do edifício ao criar um novo acesso de público ao piso térreo também por este alçado e relocalizando as cozinhas no piso superior, mantendo uma simples copa de apoio, arrecadação e compartimento de lixos no piso térreo.
Ainda no piso térreo adicionam-se instalações sanitárias dentro de cada uma das 4 concessões a intervir, dando-lhes maior autonomia, e redefine-se a compartimentação interior na perspectiva também de oferecer novos espaços técnicos e de arrecadação.
parque verde novo
O piso superior compreende uma nova área encerrada envidraçada, a referida cozinha principal de serviço a ambos os pisos, com apoio de monta-cargas, e espaços de esplanada.
A solução de caixilharia proposta para este piso garante a abertura total dos vãos nas laterais de ligação às esplanadas possibilitando que a sala possa ser um prolongamento coberto desses espaços exteriores.
As características da envolvente exterior do edifício e os materiais que constituem os pavimentos, paredes e coberturas, mantêm-se em geral inalterados, recorrendo-se ao betão aparente para as escadas e superfícies opacas, e caixilharia metálica nas restantes faces da ampliação.
Também o pavimento exterior no novo acesso pelo lado Nascente aos equipamentos faz-se com recurso à utilização de materiais já presentes no parque como sejam os decks de madeira e o saibro.
Relativamente ao lado Poente, os pavimentos existentes em decks de madeira e betonilhas esquarteladas serão alvo de recuperação e/ou reposição.
Notícia em desenvolvimento

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com