Coimbra

Espaço “Éfe-Érre-Á” é a semente para o novo Museu Académico da Universidade de Coimbra

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 04-04-2023

O espaço “Éfe-Érre-Á – Momentos da Vida Académica”, que reúne o espólio museológico representativo de algumas das mais marcantes vivências da comunidade estudantil conimbricense, foi inaugurado pela Universidade de Coimbra (UC) esta terça-feira, 4 de abril.

PUBLICIDADE

Este espaço no rés-do-chão do Colégio de Jesus pretende ser a “semente do novo Museu Académico da UC”, frisou o diretor do Museu da Ciência da UC, Paulo Trincão, realçando que “o local tem como objetivo mostrar, de uma maneira muito imersiva, as vivências na academia.

Desde a Cabra, o interior de uma república universitária, um carro alegórico da Queima das Fitas, Taça de Portugal que a Académica venceu em 1939 e a Canção de Coimbra fazem parte desta viagem pela vida académica.

PUBLICIDADE

Para o reitor da UC, Amílcar Falcão, este espaço “vem enriquecer e diversificar a oferta turística”.

“Mais importante do que o conteúdo nesta exposição é as memórias que nos traz. Há muitas razões para puxar pela nossa memória e reviver momentos antigos”, destacou.

PUBLICIDADE

publicidade

O novo espaço, apoiado pela Câmara Municipal de Coimbra, no âmbito de um projeto vencedor do Orçamento Participativo camarário de 2020, reorganiza e reinterpreta o espólio do Museu Académico, oferecendo uma visão singular dos momentos mais marcantes da vida estudantil em Coimbra, com salas evocativas de cada vivência.

A cerimónia de inauguração contou, ainda, com as intervenções do Presidente da Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra, Jorge Castilho, do Presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra, João Caseiro, da Diretora Regional de Cultura do Centro, Suzana Menezes, e do Dux Veteranorum da UC, Matias Correia. Com os vários participantes na cerimónia de inauguração a realçar a necessidade de Coimbra passar a ter o Museu Académico que “merece”.

Jorge Castilho defendeu também a criação de um monumento alusivo ao estudante, considerando que “a academia merece e a cidade agradece”.

O presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, registou o repto lançado, vincando que “a estatuária de Coimbra não representa toda a sua história”, comprometendo-se a “enriquecê-la com monumentos e figuras mais típicas da cidade”.

As visitas ao espaço estão incluídas no bilhete geral turístico da Universidade de Coimbra.

Veja a fotogaleria da apresentação do novo espaço:

Veja os diretos NDC:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE