Região

Espaço Cidadão instalado em Oliveira do Hospital até ao final do ano

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 15-09-2022

 Oliveira do Hospital vai passar a dispor de um Espaço Cidadão, que deverá entrar em funcionamento até ao final do ano, no rés-do-chão do edifício da Câmara Municipal, disse esta autarquia do distrito de Coimbra.

PUBLICIDADE

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, trata-se de mais “uma aposta na modernização e digitalização dos serviços e na criação de mais serviços de proximidade para os cidadãos”.

“Os Espaços Cidadão apresentam indubitável interesse municipal pelos benefícios que podem trazer aos munícipes, em termos de desburocratização e poupança de tempo útil, constituindo, por isso, uma forma de potenciar o desenvolvimento do concelho”.

PUBLICIDADE

O Espaço Cidadão é um ponto de atendimento que reúne serviços de diferentes entidades num único balcão, possibilitando o acesso a inúmeros serviços da administração central, local e de entidades privadas que prestam serviços de interesse público.

Esta nova valência surge mediante protocolo celebrado entre a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e a Agência para a Modernização Administrativa (AMA).

PUBLICIDADE

publicidade

“A celebração do protocolo para a instalação deste balcão vem reforçar a modernização dos serviços, criando mais proximidade aos cidadãos e uma administração mais ágil e próxima das pessoas”.

O novo balcão integra “uma ótica de partilha de recursos”, destinada à prestação de diversos tipos de serviço de atendimento ao público, “criando sinergias entre a Administração Central e Local no sentido da prossecução de políticas concertadas em prol do interesse público e dos residentes no território”.

Vai ter dois postos de atendimento e funcionará nos dias úteis, entre as 09:00 e as 16:30.

Ali podem ser tratados assuntos da responsabilidade da Autoridade para as Condições do Trabalho, Autoridade Tributária, Agência para a Energia, ADSE – Instituto Público de Gestão Participada, Agência para a Modernização Administrativa e Caixa Geral de Aposentações.

Direção-Geral das Atividades Económicas, Direção-Geral da Administração da Justiça, Instituto da Segurança Social, Instituto da Mobilidade e dos Transportes, Instituto de Emprego e Formação Profissional, Serviço de Estrangeiro e Fronteiras e Serviços Partilhados do Ministério da Saúde são as outras entidades representadas.

O autarca de Oliveira do Hospital informou ainda que está prevista uma segunda fase deste projeto de valorização da administração e da prestação de serviços, que “facilitará a vida aos cidadãos”.

Esta segunda fase prevê a instalação, “a breve trecho”, de mais Espaços Cidadão em freguesias do município, numa lógica de maior proximidade e mais serviços descentralizados, valorizando o papel das freguesias e o conjunto do território de Oliveira do Hospital como um todo, evitando que os cidadãos se desloquem à sede do concelho”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE