Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

ESEnfC e Promundo dão formação sobre “Paternidade e cuidado no sistema de saúde”

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 11-01-2017

 

PUBLICIDADE

Profissionais de saúde nas maternidades Dr. Daniel de Matos e de Bissaya Barreto e no Hospital Pediátrico de Coimbra estão, hoje e amanhã, a frequentar uma formação na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), sobre “Paternidade e cuidado no sistema de saúde”.

unnamed-26

PUBLICIDADE

publicidade

A iniciativa enquadra-se no “Programa P” (‘P’ de ‘Pai’), da responsabilidade do Instituto Promundo (ONG sediada no Brasil), que está a ser adaptado para Portugal, com a coordenação da ESEnfC, que também tem docentes nesta formação, e que certificará as instituições de saúde aderentes como unidades promotoras da paternidade e do cuidado.

Num primeiro momento, este trabalho visa sensibilizar os profissionais de saúde que trabalham no período pré-parto, parto e pós-parto, assim como os que realizam atendimentos em crianças até aos 4 anos de idade, para a importância do envolvimento dos homens nos cuidados aos filhos, a começar na gravidez e em todas as fases da saúde materno-infantil.

PUBLICIDADE

Um segundo momento será dirigido a pais e mães (grupos reflexivos em torno de questões como gravidez e parto, cuidados ao bebé e convivência sem violência) e um terceiro à comunidade, visando o desenvolvimento de alianças, campanhas e planos de ação.

Em abril de 2016, profissionais do Agrupamento de Centros de Saúde Baixo Mondego também participaram nesta formação.”

“Quais as expetativas dos homens com a paternidade?”, “Legado do meu pai: modelos positivos e negativos de paternidade a serem evitados ou repetidos”, Gravidez: saúde materno-infantil-paterna, cuidado com a mãe e com as tarefas da casa” e “Parto: participação do pai no parto, lei do acompanhante, contacto pele-a-pele” são alguns temas tratados nesta formação, que amanhã é repetida na ESEnfC, para outro grupo de profissionais.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com