Coimbra

ESEnfC lança publicações na área da Reabilitação

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 08-03-2016

Professores da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) apresentam, quinta-feira (dia 10 de março de 2016), duas publicações na área da Enfermagem de Reabilitação, no âmbito da série monográfica “Educação e Investigação em Saúde”, que é editada pela Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E).

PUBLICIDADE

Carlos Oliveira, António Morais e Arménio Cruz

Carlos Oliveira, António Morais e Arménio Cruz

“Enfermagem de Reabilitação: Percursos de Investigação” e “Enfermagem de Reabilitação: Resultados de Investigação” são os títulos das novas publicações, que têm lançamento marcado para as 15h15, nas instalações da ESEnfC em S. Martinho do Bispo (Polo B).

Estas publicações, com a coordenação científica dos professores António José Pinto de Morais, Arménio Guardado Cruz e Carlos Alberto Cruz Oliveira, apresentam os resultados de investigações desenvolvidas por um conjunto de profissionais/enfermeiros, durante o percurso de formação avançada em Enfermagem de Reabilitação, na ESEnfC, conhecimento que pode contribuir para o exercício duma prática clínica que se pretende cada vez mais baseada na evidência.

PUBLICIDADE

publicidade

Os estudos divulgados visam a melhoria da qualidade de cuidados e a maximização dos resultados de saúde, tendo em conta a relação custo-benefício das intervenções de Enfermagem de Reabilitação.

A monografia “Enfermagem de Reabilitação: Percursos de Investigação” trata de questões relacionadas com as competências específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem de Reabilitação, com os contributos deste para a evolução da independência funcional do doente após acidente vascular cerebral, com as vivências da pessoa com doença pulmonar obstrutiva crónica e com o impacto do processo de reabilitação da mulher mastectomizada ao nível da recuperação da independência.

A prevenção de declínio funcional da pessoa em situação crítica, os eventos adversos da restrição física da mobilidade e as lesões musculoesqueléticas relacionadas com o trabalho dos enfermeiros em contexto hospitalar são outras questões em análise.

PUBLICIDADE

Já na monografia “Enfermagem de Reabilitação: Resultados de Investigação” predominam estudos relacionados com alterações a nível do sistema locomotor, mas também com alterações neurológicas, renais e gástricas.

Estes dois novos números da série monográfica “Educação e Investigação em Saúde” serão apresentados durante o 2º Congresso Internacional em Enfermagem de Reabilitação, subordinado ao tema “A pessoa, função e autonomia: reabilitar nos processos de transição no ciclo de vida”.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE