Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

ESEC e Teatrão estreiam hoje “Rumo aos céus” na Oficina Municipal de Teatro às 20h30

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 20-11-2020

Os alunos de Teatro e Educação da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), em colaboração com o Teatrão, levam a cena o espetáculo “Rumo aos Céus”, de Ödön Von Horvát, com estreia marcada para hoje, na Oficina Municipal de Teatro, às 20h30. O horário foi adaptado às novas restrições de circulação em Coimbra.

PUBLICIDADE

Esta produção do Teatrão tem encenação de Ricardo Correia, está em cena de segunda a sexta até 27 de novembro, com bilhete geral a 4 euro ou 1 euro para funcionários e alunos ESEC e inclui interpretação em Língua Gestual Portuguesa no dia 27 de novembro. Segundo Margarida Sousa não se realizam sessões ao fim de semana também devido às restrições de segurança para contenção da pandemia.

PUBLICIDADE

publicidade

Insere-se no contexto do estágio daquele curso e teve de ser adiada devido à pandemia Covid-19. É retomada a atividade em setembro, o grupo prepara-se agora para se apresentar  na Oficina Municipal do Teatro, com ajuste de horários e dias, tendo em conta a entrada de Coimbra na lista de concelhos com medidas mais restritivas no combate à pandemia. A apresentação de “Rumo aos Céus” iniciou-se com uma ante-estreia para a comunidade escolar no Pólo II da ESEC e estreará na próxima sexta, dia 20, às 20h30, com temporada até 27 de novembro.

Entre rumar aos céus ou fugir do inferno nunca sabemos onde o comportamento em vida nos leva. Ödön Von Horváth mostra-nos com muito humor a fragilidade do ser humano e as possíveis consequências que ninguém espera depois da morte. A peça decorre entre o Céu, a Terra e o Inferno. Na Terra assistimos à luta de Luísa, uma jovem atriz que aguarda por uma oportunidade para mostrar o seu talento. No seu caminho estão o Porteiro e, principalmente, o Diretor de um teatro que fecham as janelas de oportunidades aos mais jovens. No Céu está a mãe de Luísa que tenta que São Pedro interceda por ela e ao Inferno vai parar o Diretor, depois de um fulminante ataque cardíaco.

PUBLICIDADE

Céu e Inferno negoceiam e gerem a Terra e o destino das suas almas com surpreendente cumplicidade.  Ao Diretor é dada uma segunda oportunidade desde que leve Luísa, a jovem aspirante a atriz, a vender a sua alma ao Diabo. No Céu, São Pedro mente descaradamente à mãe de Luísa escondendo-lhe a vida que esta leva na Terra.

Uns metros mais abaixo, no Inferno encontramos o Diabo na posição de tentar tornar as almas condenadas em seres humanos dignos para rumar aos Céus. O mundo está virado do avesso com os caminhos que se esperavam pacíficos a tornarem-se numa montanha-russa cheia de incógnitas e o destino de cada um torna-se tão incerto que pode estilhaçar qualquer visão utópica que se tenha construído na Terra.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com