Coimbra

ESEC comemora 20 anos do Curso de Turismo

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 02-05-2017

Durante os dias 3 e 4 de maio de 2017 a licenciatura de Turismo da ESEC irá promover um conjunto de iniciativas para comemoração dos 20 anos do início do curso na ESEC.

PUBLICIDADE

turismo coimbra

Estas atividades são organizadas pelos alunos do curso de Turismo sob a orientação das Docentes Mariana Carvalho e Andreia Moura e decorrem em diversos espaços da ESEC.

PUBLICIDADE

Recordamos que o curso de Turismo da ESEC é certificado pela OMT- Organização Mundial de Turismo desde 2001 tendo sido renovado pelo sistema de certificação da TedQual em 2016 e válido até 2020. A Organização Mundial do Turismo (OMT) concede esta certificação às instituições cujos programas de educação em Turismo correspondem aos padrões de qualidade internacionais exigidos por este organismo.

De acordo com o relatório da auditoria, o curso de Turismo da ESEC é consistente com a vocação da Escola, retirando pleno benefício dos recursos multidisciplinares existentes na ESEC.

PUBLICIDADE

publicidade

O plano de estudos do curso permite aos alunos beneficiarem das oportunidades de desenvolvimento de competências multidisciplinares, resultado da partilha de conhecimentos entre docentes com experiência em participação em projetos de Investigação a nível nacional e internacional, da colaboração de professores especialistas internos e externos, das visitas de campo, com especial foco no conhecimento de exemplos de boas práticas e estudos de caso.

Para os auditores a ESEC demonstra empenho no cumprimento do Código Global para a Ética em Turismo [Global Code of Ethics for Tourism (GCET)], tendo alcançado 88% de cumprimento dos deveres e boas práticas emanadas no Código adoptado pela OMT.

A licenciatura em Turismo da ESEC tem a duração de 3 anos e funciona em regime diurno e pós-laboral.

Frequentam o curso cerca de 270 alunos e são diplomados cerca de 85 alunos por ano. Nos últimos anos o curso tem preenchido a 100% das vagas do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) com uma taxa de procura bastante elevada. Em 2016, na 1ª fase do CNAES, candidataram-se 360 alunos às 40 vagas disponíveis para o regime diurno e 83 alunos para as 22 vagas disponíveis para o regime pós-laboral.

A oferta formativa da ESEC na área do Turismo engloba ainda duas pós-graduações e dois mestrados de continuidade.

Além do Mestrado em Turismo de Interior- Educação para a Sustentabilidade lecionado desde 2011, no próximo ano letivo, prevê-se o início do Mestrado em International Tourism For Development, o qual será lecionado em língua inglesa permitindo assim o alargamento a novos públicos, nomeadamente a estudantes internacionais.

Ao nível de pós-graduações a ESEC oferece a formação em “Gestão Integrada de Destinos Turísticos” e “Gestão Turística e Hoteleira”, esta última lecionada em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra.

Ainda na área do Turismo, entrou em funcionamento no ano letivo 2016/2017 a licenciatura em Gastronomia, única no país e que resulta de uma parceria entre a Escola Superior de Educação de Coimbra, as Escolas Superiores Agrária, Tecnologia e Gestão e de Tecnologias da Saúde, do Politécnico de Coimbra e a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, do Turismo de Portugal.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE