A escultura criada pelos utentes da APCC – Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra –, que conquistou um prémio no concurso de homenagem à Rainha Santa Isabel, vai estar em exposição pública este mês.
O concurso foi promovido pela Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais e contou com a participação de várias entidades da comunidade local.
A peça premiada destaca a mão da Rainha Santa, símbolo de devoção e elemento central da obra. A escultura, criada na Oficina de Artes Plásticas do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) da APCC, recorre a materiais reciclados e foi elaborada de forma colaborativa, sob orientação do professor Paulo Ferreira. A abordagem artística vai além do tributo simbólico, provocando uma reflexão sobre o mito de Isabel de Aragão no imaginário coletivo de Coimbra.
PUBLICIDADE
A obra poderá ser vista no Centro Norton de Matos nos dias 11 e 12 de julho, e de 15 a 31 de julho no Auditório da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais.
O trabalho da APCC nas artes plásticas rejeita rótulos como “arte inclusiva”, promovendo antes a liberdade criativa e a afirmação da identidade artística de cada pessoa. As peças produzidas podem ser adquiridas através do e-mail ou visitadas no Bazar da Quinta da Conraria, aberto nos dias úteis, entre as 10:00-10:30 e as 13:00-14:30.
A atividade artística é um dos pilares da intervenção da APCC, que aposta no poder da arte como ferramenta de expressão, comunicação e transformação social. Além das artes plásticas, a associação dinamiza projetos nas áreas da música, teatro e outras formas criativas.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE