Escolíadas no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 13-04-2018

Tem início no próximo dia 20 de abril mais uma edição do Escolíadas Glicínias Plaza, com a realização de três sessões no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz, com a participação de nove escolas.

PUBLICIDADE

Nesta 29ª edição, o projeto bate novo recorde e tem inscritos mais de 26 agrupamentos de escolas e escolas secundárias, profissionais e colégios.

PUBLICIDADE

Este ano, os palcos das Escolíadas vão ser o Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz, a Casa da Cultura de Ílhavo, o Pavilhão Multiusos de Viseu, o Teatro Aveirense e Casa da Criatividade de S. João da Madeira, que acolherão as sessões dos polos I, II e III, as finais e a finalíssima, com o apoio de todos os municípios envolvidos.

O Escolíadas Glicínias Plaza é um projeto único em Portugal e na Europa, um concurso artístico interescolar, direcionado para o ensino secundário, que abrange os distritos de Aveiro, Coimbra e Viseu. As escolas participantes preparam provas na área do Teatro, Música, Dança, Artes Plásticas e Claque e competem entre si ao longo de várias sessões.

PUBLICIDADE

publicidade

O projeto tem como objetivos promover a Educação para as Artes e valorizar a Arte como forma privilegiada para educar e fomentar e proporcionar experiências artísticas ao público-alvo que estimulem sinergias entre escolas, entidades artísticas e agentes locais. Pretende também sensibilizar novos públicos para os diversos domínios da atividade artística, promovendo a cidadania e a participação ativa.

A Associação Recreativa Cultural Escolíadas, com sede na Mealhada, tem como missão apoiar a prática de atividades artísticas desenvolvidas por grupos de alunos e professores, fornecendo os meios técnicos necessários à sua concretização, promovendo a cidadania e o espírito de grupo, difundindo a cultura e a arte numa região onde os meios e a atividade cultural escasseiam.

Em 1990, ainda enquanto grupo informal de jovens, criou o evento cultural Escolíadas, destinado a estudantes do ensino secundário, projeto que se mantém até aos dias de hoje, denominado Escolíadas Glicínias Plaza.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE