Educação

Escolas profissionais debateram inteligência artificial em jornadas pedagógicas

Notícias de Coimbra com Lusa | 36 minutos atrás em 11-07-2025

 Associação Nacional de Escolas Profissionais (ANESPO) juntou nos últimos dois dias cerca de 300 participantes nas suas jornadas pedagógicas, que tiveram como um dos temas centrais a temática da inteligência artificial.

As jornadas pedagógicas decorreram em Fátima, tendo começado na quinta-feira e acabado hoje, sob o lema “o triângulo virtuoso do ensino profissional: qualificação, inovação e inclusão”. À Lusa, o presidente da ANESPO, Amadeu Dinis, adiantou que os cerca de 300 participantes pertencem a 100 escolas de todos os pontos do país.

“Procurámos fazer estas jornadas no final do ano letivo para fazer um balanço e perspetivar o próximo ano letivo”, explicou Amadeu Dinis, acrescentando que estas jornadas pedagógicas tiveram três grandes temas: a inteligência artificial, a questão da avaliação por competência, que entra em vigor em 2026, e a inclusão de novos alunos.

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“Temos de olhar para a inteligência artificial como uma oportunidade, sabemos que os jovens muitas vezes estão à frente dos professores e a inteligência artificial é uma oportunidade para as escolas, quer a nível da investigação, quer até da seleção daquilo que é ou não válido como informação”, disse o presidente da associação que representa as escolas profissionais sobre as conclusões destas jornadas.

A revisão do novo catálogo das qualificações foi outro dos temas debatidos durante estes dois dias de encontro, com o presidente da ANESPO a considerar que este será um “trabalho árduo”.

Em relação à inclusão, Amadeu Dinis defendeu que é necessário olhar para as novas nacionalidades que chegam às escolas todos os dias. “É preciso saber integrar estes jovens, no sentido de aproveitar o que de bom eles trazem”, acrescentou.

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