Escolas
Escolas do ensino básico de Seia recebem novos equipamentos informáticos
As escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Seia foram apetrechadas com novos painéis interativos, computadores e ‘tablets’, no âmbito de candidaturas apoiadas pela Comunidade Europeia, anunciou hoje a Câmara.
PUBLICIDADE
Segundo a autarquia de Seia, no distrito da Guarda, 50 computadores portáteis, 18 ‘tablets’ e dois ‘desktops’, foram hoje entregues pelo presidente da Câmara Municipal, Luciano Ribeiro, e pela vereadora da educação, Célia Barbosa.
A estes equipamentos juntam-se 10 painéis interativos, que foram instalados desde o final de março nas salas de aula e que já estão em plena utilização, adianta a fonte em comunicado enviado à agência Lusa.
PUBLICIDADE
“O objetivo desta ação é dotar as escolas com ferramentas adaptadas à realidade atual, na prossecução de um ensino de qualidade, sendo os recursos digitais um importante complemento na aprendizagem e aquisição de competências das crianças”, lê-se.
O município de Seia esclarece que a intervenção nas escolas, além dos equipamentos agora instalados, também incidiu na requalificação das infraestruturas (obras concluídas em 2020), e no conjunto representam um investimento superior a 600 mil euros, financiado em 500 mil por fundos comunitários através do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).
PUBLICIDADE
“A empreitada de requalificação e beneficiação da Escola Básica de Santiago, no valor de 136.757,60 euros, contemplou o restauro e reabilitação do edifício (que data de 1877), nos seus elementos estruturais e a remodelação funcional dos espaços, desde as salas de aula, até ao recreio coberto, passando pelas instalações sanitárias e espaço de refeitório. No âmbito da obra foram igualmente revistas as infraestruturas e instalações existentes, otimizando-se a eficiência energética do edifício”, adianta a autarquia.
A requalificação da EB Abranches Ferrão (edifício de 1995) teve um investimento de 151.490,52 euros e a empreitada da Escola Básica Tourais/Paranhos (edifício de 1992) um investimento de 249.842,95 euros.
“Ambas as empreitadas compreenderam a reabilitação das características construtivas dos edifícios, passando, sobretudo, pela integração (…) de áreas destinadas ao ensino pré-escolar e na requalificação da área existente para o ensino do 1.º ciclo”, acrescenta.
Para o efeito, segundo a fonte, “houve restauro e reabilitação parcial dos edifícios em consequência da remodelação funcional dos espaços, desde as salas de aula, criação de espaços para o ensino pré-escolar, conceção de recreio coberto, passando pela intervenção em parte das instalações sanitárias e na intervenção na Biblioteca (apenas da EB Tourais/Paranhos)”.
“Os projetos promoveram, ainda, a revisão das infraestruturas e instalações existentes”, conclui.
Related Images:
PUBLICIDADE