Escolas

Escolas do distrito de Coimbra recolheram nove toneladas de pilhas, lâmpadas e equipamentos eléctricos usados

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 05-08-2021

As nove escolas do distrito de Coimbra que participaram na 10ª edição da campanha “Escola Electrão” recolheram 9.316 quilos de pilhas, lâmpadas e equipamentos eléctricos usados.

PUBLICIDADE

Entre Julho de 2020 e Junho de 2021, os estabelecimentos de ensino do distrito reuniram 8.978 quilos de equipamentos eléctricos, 148 quilos de lâmpadas e 190 quilos de pilhas.

Este esforço irá traduzir-se num prémio em dinheiro no valor de 471 euros e num cheque prenda da Rádio Popular que ascende a 225 euros.

PUBLICIDADE

Os resultados nacionais da recolha de pilhas, lâmpadas e equipamentos eléctricos usados da campanha duplicaram nesta 10ª edição face ao ano lectivo anterior. No último ano, foi possível reunir um total de 262 toneladas de equipamentos, o que representa um aumento de 110 por cento em relação às 125 toneladas registadas na edição de 2019/2020.  

A campanha, que sensibiliza para a necessidade de entregar os equipamentos para reciclagem, dinamizada pelo Electrão – Associação de Gestão de Resíduos, contou nesta 10ª edição com 332 escolas inscritas, incluindo estabelecimentos de ensino da Madeira e dos Açores.

PUBLICIDADE

publicidade

“Mesmo com as escolas encerradas durante parte do ano os resultados obtidos superaram as expectativas e vieram provar que os jovens estão particularmente empenhados nesta causa”, sublinha o Director-Geral do Electrão, Pedro Nazareth.

As escolas participantes recebem um incentivo financeiro em função da quantidade recolhida, que corresponde a 50 euros por cada tonelada de lâmpadas e outros equipamentos eléctricos usados e a 75 euros por cada tonelada de pilhas e baterias usadas. Este ano o valor pecuniário global a atribuir ascende a 13.260 euros.

Serão também distribuídos cheques-prenda da Rádio Popular no valor de 12.450 euros. Estes prémios são atribuídos com base num sistema de pontos, em função da quantidade de resíduos recolhida pela escola e da pontuação obtida no Quiz Electrão, um jogo digital, inovador e pedagógico, que permite envolver os alunos em temas essenciais, como a reciclagem e valorização de resíduos. O desafio Repórter Electrão, outra das iniciativas promovida no âmbito da campanha, também dá direito prémios a atribuir às equipas vencedoras.

A “Escola Electrão” tem como objectivo o envolvimento de professores, alunos, funcionários, pais e comunidade em geral no grande desígnio da reciclagem. A campanha já permitiu, em dez edições, a recolha de cerca de mais de seis mil toneladas de resíduos nas escolas aderentes.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE