Coimbra

Escola Superior de Enfermagem de Coimbra organiza workshop sobre metodologia de cuidado Humanitude

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 18-04-2019

Durante seis dias, de 22 a 27 de abril, a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) vai organizar o “II Workshop Metodologia Cuidado Humanitude: ferramenta de cuidar promotora da autonomia, autocuidado e bem-estar da pessoa cuidada e do cuidador”, que este ano conta, entre os cerca de 30 inscritos, com a participação de 14 formandos provenientes do Brasil (professores e doutorandos da Universidade Federal de São Paulo).

PUBLICIDADE

João Araújo, Yves Gineste, Nídia Salgueiro, Rosette Marescotti, Rafael Alves e Rosa Cândida Melo (professora da ESEnfC, formadora do Instituto Gineste-Marescotti Portugal e responsável pela investigação na área da Humanitude), em 2014 na ESEnfC

Neste ateliê, que será também frequentado por estudantes e professores de enfermagem, e por profissionais das áreas da psicologia, do serviço social e da gerontologia, haverá momentos de formação teórica, teórico-prática e prática (em contexto real de cuidados), com visitas a duas das cerca de 60 instituições que em Portugal adotaram esta metodologia: a Residência Sénior Casa do Jardim, em Coimbra (no dia 25), e a Unidade de Cuidados Continuados de Longa Duração e Manutenção da Santa Casa da Misericórdia de Pedrógão Grande (no dia 26).

Nestas unidades, os formandos terão oportunidade de conhecer em detalhe o processo de implementação da Metodologia de Cuidado Humanitude (MCH), de observar as práticas de cuidados e de as experienciar.

PUBLICIDADE

Também no último dia do workshop, de volta ao Polo A da ESEnfC (onde, a partir de segunda-feira, decorrem os trabalhos), os formandos poderão treinar, num laboratório de simulação da ESEnfC, algumas das cerca de 150 técnicas relacionais que foram desenvolvidas, ao longo dos últimos 40 anos, pelos autores da MCH, Yves Gineste e Rosette Marescotti.

A MCH privilegia intervenções não-farmacológicas no controlo e redução de “comportamentos de agitação patológica”, melhorando a qualidade de vida da pessoa cuidada e o bem-estar dos cuidadores.

PUBLICIDADE

publicidade

O professor de Educação Física Yves Gineste e a psicogerontóloga Rosette Marescotti desenvolveram uma filosofia de cuidados baseados nos “pilares da humanitude” (o olhar, a palavra, o toque e a verticalidade), capazes de promoverem a dignidade, o respeito e a liberdade da pessoa, restituindo-lhe a autoestima.

Esta metodologia proíbe intervenções em força ou não consentidas, enfatizando técnicas que favorecem o estabelecimento de uma verdadeira relação de confiança entre o cuidador e a pessoa cuidada.

Em Portugal, a MCH é utilizada de norte a sul do continente, e também nos Açores, em quase todas as tipologias de instituições que oferecem respostas sociais e de saúde: serviços de atenção domiciliar, centros de dia, centros comunitários, cuidados continuados integrados, estruturas residenciais para idosos ou portadores de deficiência em lar residencial, centros de atividades ocupacionais, creches, infantários e hospitais. E também na área do ensino de enfermagem e no serviço social.

Este workshop sobre MCH conta com o apoio organizativo da ESEnfC/Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde para a Prática e Investigação em Enfermagem, da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem e da Via Hominis (cooperativa que atua na área da investigação, desenvolvimento e implementação de boas práticas em geriatria e cuidados geriátricos e que integra o Instituto Gineste-Marescotti Portugal, estrutura acreditada para realizar a formação e disseminação da MCH em território luso). 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE