Saúde

Escola Superior de Enfermagem de Coimbra com debate sobre desenvolvimento do potencial humano

Notícias de Coimbra | 6 meses atrás em 08-11-2023

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) comemora, a 9 de novembro, o Dia Mundial da Qualidade, com um evento de cariz técnico e científico sob o tema “Potencial Competitivo da Qualidade”.

PUBLICIDADE

A iniciativa decorre ao longo do dia, no Polo A da ESEnfC, na freguesia de Santo António dos Olivais (Avenida Bissaya Barreto). Após a sessão de abertura (10:00), pelo presidente da ESEnfC, Fernando Amaral, e pela coordenadora do Conselho para a Qualidade e Avaliação da escola, Verónica Coutinho, o programa do encontro prossegue com uma conferência sobre “Inovação pedagógica/cultura de inovação” (10:15), a proferir por Paulo Peixoto, professor na Universidade de Coimbra (UC), onde é pró-reitor para a Inovação Pedagógica, Políticas Inclusivas, Voluntariado e Repúblicas.

Segue-se o painel “Qualidade no processo de ensino-aprendizagem” (11:45), com as intervenções de Sílvia Santos (UC), acerca de “Indicadores e monitorização nos curricula”, de Joaquim Gonçalves (Politécnico do Cávado e do Ave), sobre “Predição do abandono e insucesso escolar”, e de Rosa Moreira (ESEnfC), a respeito
de “Internacionalização do ensino”.

PUBLICIDADE

No período da tarde, será apresentado o painel “Estratégias institucionais para o desenvolvimento do potencial humano” (14:15), com as perspetivas de docentes, de estudantes e de pessoal técnico, administrativo e de gestão. Pelos docentes, falarão Conceição Alegre de Sá (ESEnfC) e Rodrigo Lourenço (Politécnico de Setúbal).

Pelos discentes, intervirão os vice-presidentes da Associação de Estudantes da ESEnfC e da Federação Académica do Porto, respetivamente Francisca Rodrigues e Carlos Alves. Pelo pessoal técnico, administrativo e de gestão, participarão Catarina Morgado (Politécnico de Tomar) e Marta Clemente (ESEnfC).

PUBLICIDADE

publicidade

Este evento comemorativo do Dia Mundial da Qualidade é, de acordo com a ESEnfC, “uma excelente oportunidade para compartilhar experiências que podem ajudar a orientar a ação, promover novos e diferentes contextos educativos e gerar impacto na educação, na qualidade e nas estratégias institucionais para o desenvolvimento do potencial humano”.

Instituído, em 1990, pela Organização das Nações Unidas, como data comemorativa, o Dia Mundial da Qualidade é assinalado anualmente na segunda quinta-feira de novembro, tendo por objetivo salientar a importância da qualidade na produtividade e na competitividade das organizações.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE