Conecte-se connosco

Politécnico

Escola Superior Agrária de Coimbra recebe debate sobre “Cocriar para Valorizar o Território” 

Publicado

em

No próximo dia 17 de novembro de 2022, o Politécnico de Coimbra, através da sua unidade orgânica INOPOL Academia de Empreendedorismo, promove o evento de think tank “Cocriar para Valorizar o Território”. A iniciativa, que terá lugar entre as 9:30 e as 17:00, no auditório principal da Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra, tem como objetivo reunir diferentes stakeholders para promover a discussão sobre o contributo de cada um destes agentes para o desígnio da valorização do território. 

O evento decorre no âmbito dos Encontros Regionais INOVC+, e, à semelhança dos mesmos, reunirá diferentes stakeholders e individualidades com expertise da área da transferência do conhecimento científico e tecnológico. O objetivo é promover a reflexão e a antecipação do futuro, em diferentes áreas e domínios científicos, através de uma análise e debate sobre as tendências da I&D, oportunidades e riscos, possibilitando ainda a definição e desenho de orientações estratégicas para a promoção da valorização e aplicação dos resultados de I&D na criação de valor e na promoção de um crescimento inteligente, inclusivo e sustentável da Região Centro.

O programa da iniciativa inclui painéis de debate e momentos de networkingcom a participação de diferentes entidades, nomeadamente, academia, municípios, empresas, organismos públicos, ecossistema empreendedor e centros de interface tecnológico, com vista à reflexão em torno de temas como “A importância da criação e afirmação de marcas territoriais”, “Investigação, ciência e tecnologia ao serviço do Território”, “Inovação, Empreendedorismo e Desenvolvimento Territorial” e o papel do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) enquanto instrumento estratégico para o desenvolvimento, competitividade e capacitação dos territórios.

Para além do Think Tank, o evento inclui uma Mostra de Resultados de I&D+I dedicada aos projetos de investigação desenvolvidos no Politécnico de Coimbra, com o objetivo de promover tecnologias, produtos e serviços inovadores e assim potenciar o estabelecimento de novas parcerias estratégicas com stakeholders da região.

A receção dos participantes inicia-se pelas 9:30. A sessão de abertura está marcada para as 10:00 e será protagonizada por Jorge Conde, Presidente do Politécnico de Coimbra, Miguel Fonseca, vereador da Câmara Municipal de Coimbra e Jorge Brandão, vogal executivo do Centro 2020. Segue-se, pelas 10:30, o primeiro painel, com o tema “A importância da criação e afirmação de marcas territoriais”, moderado por Érica Castanheira, vice-presidente do Politécnico de Coimbra. A reflexão conta com Nuno Pomar, da CIM da Região de Coimbra, Suzana Menezes, da Direção Regional da Cultura do Centro, Adriana Rodrigues, do Turismo Centro de Portugal e Cristóvão Monteiro, do CEIT – Centro Estratégico de Inovação Territorial.

Após uma pausa para networking e coffee-break, pelas 12:00, tem lugar o segundo painel, onde é abordada a temática “Investigação, Ciência e Tecnologia ao Serviço do Território”, que conta com moderação de Marta Henriques, Diretora do i2A – Instituto de Investigação Aplicada do Politécnico de Coimbra, e intervenções de Diogo Gomes Araújo, da ANI – Agência Nacional da Inovação, João Nunes, do CECOLAB – Laboratório Colaborativo para a Economia Circular, Sofia Knapic, do SerQ – Centro de Inovação e Competências da Floresta e Catarina Gomes, da CBR Genomics.

No período da tarde, pelas 14:30, está marcada uma visita à Mostra de Resultados de I&D+I. Posteriormente, pelas 15:00, tem lugar o terceiro painel do evento, sobre a temática “Inovação, Empreendedorismo e Desenvolvimento Territorial”, com moderação de Sara Proença, Diretora do INOPOL Academia de Empreendedorismo do Politécnico de Coimbra. O painel é composto pelos oradores José Vale, do IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, Rogério Hilário, do CEC/CCIC – Conselho Empresarial do Centro, Paulo Santos, da IPN Incubadora e João Bernardo Parreira, da startup The Loop Co.

Pelas 16:00, segue-se a comunicação do Keynote Speaker, Pedro Dominguinhos, Presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR. A sessão de encerramento acontece pelas 16:45, sendo protagonizada por Sara Proença, Diretora do INOPOL.

As inscrições já se encontram abertas e podem ser feitas aqui.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com