Educação

Escola Secundária Quinta das Flores discute temas da atualidade europeia em debate intercultural

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 22-11-2016

 

PUBLICIDADE

A Escola Secundária Quinta das Flores está representada na Maia, entre os dias 23 e 27 de novembro, numa das maiores plataformas de debate intercultural europeias.

ESCOLA SECUNDÁRIA DE QUINTA DAS FLORES / CONSERVATÓRIO DE COIMBRA

PUBLICIDADE

O objetivo da 35ª Sessão de Seleção Nacional do Parlamento Europeu dos Jovens (PEJ) é escolher seis alunos portugueses, de 9 escolas secundárias do país, para representar Portugal na 84ª Sessão Internacional do PEJ, em Trondheim e Røros, na Noruega. A presença de alunos do Luxemburgo, Espanha e Suécia enfatizam o ambiente de diversidade cultural que se pretende estimular.

A escolha baseia-se no trabalho realizado pelas oito comissões – cada uma constituída por sete alunos e um chairperson –, que criam moções de resolução sobre tópicos da atualidade europeia, de acordo com competências parlamentares que lhes são atribuídas.

PUBLICIDADE

publicidade

Sob o tema: “Europa Nostra: herança cultural no novo ‘Velho Continente'”, os jovens vão debater diversas temáticas da atualidade: o influxo de refugiados; o combate ao terrorismo; a subida do Euroceticismo; os tratados de comércio internacional; a política externa europeia; o envelhecimento da população e consequências; e a proteção dos monumentos culturais num ambiente de crescente urbanização.

Durante os cinco dias, todos os participantes terão a oportunidade de desenvolver aptidões transversais a várias áreas disciplinares e de se enriquecer curricular e pessoalmente. O foco do evento é a vertente educacional, através da promoção de um sentido de cidadania ativa e de princípios como a tolerância, compreensão, espírito crítico e respeito pela diversidade cultural.

Em 2015, realizaram-se 592 eventos que envolveram 35 000 jovens, mais de 3000 voluntários, 1400 escolas por toda a Europa e algumas personalidades da política europeia. Bélgica, Alemanha, Espanha, Reino Unido, França, Ucrânia, Noruega, Finlândia, Polónia e Itália são os outros países que se juntam a Portugal na 35ª Sessão de Seleção Nacional.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE