Coimbra

Escola de Judo de Coimbra brilha no Campeonato Nacional de Katas

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 12-01-2020

No primeiro Campeonato Nacional de Judo da Época 2020 – o Campeonato Nacional de Katas de Judo, que decorreu no Sábado, no Funchal, a Escola de Judo de Coimbra reafirmou-se como o clube mais forte do país ao conquistar 3 medalhas de ouro e 2 medalhas de bronze.

PUBLICIDADE

A competição decorreu no pavilhão funchalense Bartolomeu Perestrelo e previa-se difícil para o atletas conimbricenses: a elevada participação de atletas e o nível (cada vez mais crescente) dos atletas em prova faziam prever uma competição feroz pelos lugares mais altos dos vários pódios do dia.

A EJC participou em 4 de 5 Katas possíveis, com 5 duplas (3 a menos do que aquilo que havia previsto) , tendo atingido os seguintes resultados:

PUBLICIDADE

Em Ju No Kata (Kata da “souplesse”) Pedro Gonçalves e Nuno Silva recuperaram o título de campeões nacionais que em 2019 lhes foi impossível defender por não terem podido participar. A demonstração por eles apresentada teve um nível elevadíssimo que lhes permitiu consolidar a marca de par nacional com o maior número de títulos nesta Kata.

Em Kime No Kata (Kata de Decisão – forma antiga de defesa pessoal) Paulo Moreira e Tiago Lopes superaram a concorrência por larga margem, tendo conseguido ultrapassar os últimos 3 pares campeões nacionais, entre os quais a dupla Cesar Nicola e André Alves, já finalistas do Campeonato Europeu. Arrebataram, de forma inquestionável, com uma demonstração quase irrepreensível, a merecida medalha de ouro.

PUBLICIDADE

publicidade

Na competição de Kodokan Goshin Jutsu (Kata de Defesa Pessoal Moderna), a EJC esteve representada por 2 pares: Pedro Gonçalves e Paulo Moreira, actuais campeões da Europa, e por Ana Mafalda Gonçalves e João Patrício. Pedro e Paulo, mantendo a constância dos seus bons desempenhos, renovaram o título de campeões nacionais. Ana Mafalda e João Patrício, surpreendendo a concorrência muito mais experiente e graduada, renovaram também o 3º lugar que haviam obtido em 2019, revelando uma acentuada evolução nas suas performances competitivas.

A 2ª medalha de bronze da EJC foi obtida por Paulo Moreira e Nuno Silva em Katame No Kata (Formas de Controlo no chão), graças a alguns pequenos lapsos na sua execução técnica, que os colocaram a escassos pontos dos 1º e 2º lugares.

A acompanhar a comitiva da escola esteve Joaquim Caetano Pereira, que não pode participar na competição por impedimentos pessoais da sua parceira de Katas, e atleta da EJC, Maria Saraiva.

Estes excelentes resultados foram apenas o corolário do trabalho desenvolvido na EJC, e da sua aposta nesta disciplina técnica do judo. A Escola de Judo de Coimbra é, desde há alguns, anos o clube de referência a nível nacional, participando com as maiores comitivas nos vários campeonatos nacionais da disciplina, obtendo, também, os melhores resultados.

Mais próximas agora, no calendário competitivo dos atletas da escola, estão as participações de Pedro Gonçalves e Paulo Moreira numa ou duas provas do circuito europeu de Torneios de Katas EJU Nivel A e, mais adiante, no Campeonato da Europa de Katas. A EJC estará ainda a preparar a participação, com mais uma numerosa comitiva, no Campeonato Nacional de Randori No Kata, que se realizará em Maio, em Santarém.

Neste campeonato nacional, da associação distrital de judo de Coimbra, Luís Nogueira (Montanha Clube – Lousã) e Lucas Maia (Judo Clube de Coimbra) alcançaram ainda um notável 3º lugar em Nage No Kata – a kata com mais pares inscritos.

Participaram ainda na competição, do Colégio São Teotónio os atletas Joaquim Cortez e Rodrigo Carvalho em Kodokan Goshin Jutsu e, na Kata Nage No Kata, Santiago Escada, Helder Gaspar, Pedro Figueira e Rodrigo Carvalho, que embora a suas boas prestações, não conseguiram chegar aos lugares dos pódios.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE