Universidade

Escola de investigação e aberta à sociedade: a nova Enfermagem da Universidade de Coimbra

António Alves | 2 dias atrás em 05-01-2026

Maria da Conceição Bento toma posse segunda-feira, 5 de janeiro, como responsável da nova unidade orgânica da instituição de ensino universitária de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

No discurso, a responsável começou por frisar que os 144 anos de vida da Escola Superior de Enfermagem permitiram que ela se tornasse “uma instituição sólida, resiliente e capaz de se reinventar”. Dessa forma, considera que esta herança “permite afirmar, com confiança, que somos uma Escola orgulhosamente UC, consciente do caminho percorrido e igualmente consciente do caminho que ainda importa trilhar”.

PUBLICIDADE

A docente garantiu que o mandato, que se inicia esta segunda-feira, pretende “afirmar a Escola como unidade orgânica de referência, reconhecida pela qualidade do ensino, da investigação, da inovação e do serviço à comunidade”.

“Assumimos, por isso, o compromisso de promover uma cultura organizacional centrada no bem-estar, na valorização do mérito, no desenvolvimento profissional e na participação ativa de todas e de todos os que à Escola pertencem”, referiu.

Clique nas imagens com algumas das presenças na cerimónia de tomada de posse

Ao nível da educação, Maria da Conceição Bento assumiu “o compromisso de criar condições efetivas a uma educação transformadora, cientificamente sustentada, pedagogicamente inovadora e socialmente relevante, nos três ciclos de estudo”.

Desta forma, terá lugar “o redesenho curricular, a flexibilização de percursos, o equilíbrio das cargas de trabalho e a criação de condições reais para o desenvolvimento do pensamento crítico, da criatividade e da formação cultural são prioridades”.

A consolidação da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E) enquanto unidade de excelência, a promoção da investigação disciplinar, multi, inter e transdisciplinar, o apoio à captação de projetos competitivos e à internacionalização da investigação são as apostas na área da investigação da Escola de Enfermagem da Universidade de Coimbra.

Para os estudantes, garantiu que pretende “criar condições para a vivência de uma experiência académica exigente, inclusiva e humana e culturalmente significativa”. “Uma experiência que promova o sucesso académico, mas também o bem-estar, a participação, o sentido de pertença e o desenvolvimento integral das estudantes e dos estudantes”, frisou.

Veja o Direto NDC com Maria da Conceição Bento

Do lado da Reitoria, o reitor Amílcar Falcão explicou que não faria sentido avançar para o Centro Académico Clínico sem que a Enfermagem estivesse incluída.

Por outro lado, garantiu que “a identidade da Escola Superior de Enfermagem será respeitada em toda a sua dimensão”. “Há coisas que farão parte do dia a dia da escola, e que são parte do saber, que nós tentaremos acompanhar para a direção seguir o seu caminho”, afirmou.

Veja o Direto NDC com Amílcar Falcão

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE