Coimbra

Escola de Enfermagem e Centro Hospitalar de Coimbra fazem parceria

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 22-06-2021

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) estabeleceram uma parceria no âmbito académico e clínico, para maximizar recursos e criar oportunidades nas duas áreas, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

“Trata-se de uma parceria para promover a utilização da evidência científica disponível, permitindo melhorar a informação para a tomada de decisão nos cuidados de saúde, concorrendo, também, para alcançar melhores resultados para os cidadãos”, lê-se numa nota de imprensa do CHUC.

Segundo a nota, o processo de transferência de conhecimento “necessita de uma maior interação, de modo a colmatar três insuficiências conhecidas no meio”, que são “as lacunas entre a necessidade de conhecimento e a investigação realizada, mas também entre a investigação básica (de laboratório) e a investigação clínica, e, finalmente, entre o conhecimento existente e a sua implementação na rotina diária da prestação de cuidados”.

PUBLICIDADE

publicidade

O documento explica que “é com base na constatação desta necessidade de acrescentar valor aos resultados em saúde, através duma abordagem integrada”, que a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e o Centro Hospitalar se comprometem a uma “colaboração estreita entre investigadores” e enfermeiros, médicos, outros profissionais de saúde e utentes, “para selecionar tópicos de investigação primária e secundária, promover investigação clínica e implementar a melhor evidência disponível”.

“O CHUC, enquanto parceiro clínico, beneficiará, entre outros, do envolvimento contínuo e da oportunidade de participação dos seus profissionais de saúde em atividades de formação/partilha (…) sobre o melhor conhecimento disponível, o que permitirá auxiliar os profissionais de saúde na tomada de decisão clínica e no envolvimento do consumidor final (cidadão) neste processo”, adianta.

PUBLICIDADE

Por outro lado, o CHUC terá, ainda, a possibilidade de contribuir para o desenvolvimento de atividades de investigação e implementação com relevância clínica “em colaboração com o Portugal Centre for Evidence Based Practice: A JBI Centre of Excellence (PCEBP)”.

O PCEBP, acolhido pela Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E) da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, “é um centro de excelência do Joanna Briggs Institute” (JBI), organismo internacional de investigação e desenvolvimento sem fins lucrativos sediado na Universidade de Adelaide, na Austrália.

Em simultâneo, o Núcleo de Investigação em Enfermagem do CHUC “tem como objetivo, no seu planeamento estratégico para o desenvolvimento da investigação de enfermagem nas unidades hospitalares que integra, promover a implementação da evidência científica na prática clínica”.

“A UICISA: E, enquanto parceiro académico, beneficiará da divulgação dos trabalhos de investigação aos consumidores finais para garantir a sua relevância clínica, da ampliação das oportunidades para o desenvolvimento de projetos de implementação, e do desenvolvimento de revisões sistemáticas e projetos de implementação clinicamente relevantes”, acrescenta a nota de imprensa.

No âmbito desta parceria, prevê-se, este ano, a realização de várias iniciativas, incluindo um evento científico.

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra agrega os hospitais da Universidade de Coimbra, dos Covões e pediátrico, além das maternidades Bissaya Barreto e Daniel de Matos, e do hospital Sobral Cid.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE