Coimbra

Escola de Enfermagem de Coimbra reconhecida pela adesão ao Ano Nacional da Colaboração

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 03-02-2020

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) foi uma das várias instituições reconhecidas, no passado dia 30 de janeiro, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, por ter participado no Ano Nacional da Colaboração, iniciativa lançada pelo Fórum para a Governação Integrada e que, ao longo de 2019, sob o alto patrocínio do chefe de Estado português, pretendeu mobilizar e inspirar a sociedade para a importância da colaboração, seja como forma de resolução de problemas, seja para otimização dos recursos disponíveis.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

Presente na sessão de encerramento do Ano Nacional da Colaboração, no antigo Picadeiro Real do Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, esteve a professora da ESEnfC, Marina Montezuma (na foto com o Presidente da República), que coordena três projetos associados ao Ano Nacional da Colaboração: “Enfermagem dos Pequenitos e da Bonecada”, “Programa 5 ao Dia” e “Saúde sobre Rodas”.

PUBLICIDADE

Na ocasião, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, destacou o «empenho, entrega e devoção de chegar aos outros», patentes nos cerca de 200 projetos realizados pelas entidades aderentes. Agradeceu e reconheceu o trabalho colaborativo, não apenas pela presença no Ano Nacional da Colaboração, mas pela «vocação» e «vivência, em tantos casos longuíssima, de colaboração ao serviço da comunidade».

Várias organizações públicas e privadas, comunidades educativas, municípios, entidades do setor social e organizações não governamentais procuram, em 2019, promover e disseminar o conceito “Colaborar faz toda a diferença”.

O Fórum para a Governação Integrada é uma rede colaborativa informal de instituições públicas e privadas, que estuda, reflete e age sobre problemas sociais complexos, promovendo modelos de governação integrada. Tem como promotores o Instituto Padre António Vieira, a Câmara Municipal de Lisboa, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, a Fundação Montepio, a Fundação Nossa Senhora do Bom Sucesso e o GRACE – Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE