Educação

Escola de Enfermagem de Coimbra distribui alimentos a estudantes carenciados

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 26-07-2022

 A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) e o Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH) formalizaram um acordo para a distribuição de alimentos a estudantes com dificuldades económicas.

PUBLICIDADE

Trata-se de um protocolo de colaboração entre as duas instituições para a “distribuição de alimentos e/ou refeições, a estudantes com carências económicas de forma totalmente gratuita”, afirma a ESEnfC, numa nota de imprensa hoje divulgada.

O SUCH vai disponibilizar as refeições que “não sejam diariamente consumidas nas suas instalações”, enquanto a ESEnfC disponibiliza os “recursos humanos e meios para a recolha dos alimentos, registo e quantidade de alimentos, acondicionamento em condições de segurança alimentar e registo e entrega dos bens alimentares aos estudantes”.

PUBLICIDADE

publicidade

O donativo incide apenas sobre as refeições que não sejam consumidas no refeitório da ESEnfC (instalações do Polo C), não ficando, por isso, “estabelecida qualquer quantidade mínima de doação de refeições ou componentes de refeição, nem a obrigatoriedade da sua disponibilização diária”, explicita o documento, assinado na segunda-feira.

“A ESEnfC acredita que é possível construir um mundo mais inclusivo e respeitador do ambiente” e que “educar para a responsabilidade social” deve ter por base “a realização de ações concretas, aplicadas no quotidiano”, realça, citada na nota de imprensa, a presidente da ESEnfC, Aida Cruz Mendes.

PUBLICIDADE

“A assinatura deste protocolo de colaboração com o SUCH materializa a preocupação destas duas instituições de diminuir o desperdício alimentar e, simultaneamente, apoiar os estudantes, criando-lhes as melhores condições de aprendizagem”, sublinha.

Segundo a mesma nota, com esta ação, a ESEnfC colabora no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de Agenda 2030.

“É com enorme prazer e orgulho” que a associação privada sem fins lucrativos “se associa a esta causa, apoiando os alunos carenciados e contribuindo, desta forma, para a redução do desperdício alimentar e combate à fome”, frisa o diretor regional do Centro do SUCH, Pedro Dias.

O protocolo entrou em vigor na segunda-feira pelo prazo de um ano.

“Considera-se estudante com carência económica todo o estudante que solicitar integrar o programa de apoio alimentar, mediante avaliação das necessidades, pela técnica superior de Serviço Social da ESEnfC”, lê-se na nota de imprensa.

De acordo com o comunicado, o SUCH assegura o serviço de alimentação na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, através da exploração do refeitório situado no Polo C e do bar do Polo A.

No ano letivo 2021/2022, a ESEnfC contou com um total de 2.062 estudantes inscritos, dos quais 1.472 frequentaram a licenciatura, sendo que 489 beneficiaram de bolsa de ação social.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE