Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Politécnico

Escola de Coimbra participa no desenvolvimento de aplicações de rastreio e treino auditivo  

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 07-07-2021

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC) vai desenvolver, em parceria com a Sensing Evolution e a Universidade de Coimbra, um conjunto de aplicações móveis para rastrear, avaliar e treinar a audição. Serão as primeiras apps de rastreio e treino auditivo a ser lançadas em Portugal.

PUBLICIDADE

Representando um investimento total de 1,4 milhões de euros (financiando em cerca de 1 milhão de euros pelo programa Portugal 2020), o projeto, denominado “Audiology 4all”, pretende democratizar o acesso à Audiologia. “Num mundo cada vez mais digital, o desenvolvimento de apps que permitam rastrear, avaliar e treinar a audição é de suma importância”, assume Margarida Serrano, docente e investigadora principal do projeto pela ESTeSC-IPC. Até porque, acrescenta, as perturbações na audição, quando não acompanhadas, “podem causar problemas de aprendizagem, isolamento, frustração, depressão ou mesmo aumentar a probabilidade de declínio cognitivo entre os 40 e os 50 anos”.

São três as principais perturbações na audição que contribuem para este cenário: a hipoacusia (diminuição do nível de audição), os acufenos (quando uma pessoa ouve sons/zumbidos que mais ninguém ouve – um sintoma que se estima atingir 10 a 15% da população) e alterações no processamento auditivo central (processo de transferência neurológica do som desde o ouvido até ao cérebro). O projeto “Audiology4all” vai criar apps para trabalhar cada uma destas áreas, em populações dos três aos 95 anos. As aplicações poderão ser utilizadas por profissionais de saúde ou por cidadãos comuns, como forma de autocuidado e monitorização.

PUBLICIDADE

publicidade

Com uma equipa composta por quatro docentes e dois estudantes bolseiros, caberá à ESTeSC-IPC fazer a validação científica das aplicações. O trabalho arranca já em setembro, com a realização de experiências de pré-teste, de modo a decidir a melhor metodologia e os melhores estímulos a introduzir nas diferentes aplicações. Em abril de 2022, e após o desenvolvimento dos primeiros protótipos, a ESTeSC-IPC fará a avaliação e validação das apps, comparando os resultados com aqueles que são obtidos nos laboratórios de Audiologia da Escola, em experiências realizadas com equipamento clínico especializado. Para cada experiência de validação serão utilizadas amostras de 20 a 50 sujeitos, identificados a partir de parcerias com infantários, escolas e centros de dia.

O projeto “Audiology 4all” estende-se até dezembro de 2023, estimando-se que as aplicações sejam lançadas no último ano do projeto.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com