Cidade

Escola da Noite recebe Canoa do galego Cándido Pazó

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 26-07-2015

A Escola da Noite vai estrear em Setembro a peça “A Canoa”, de Cándido Pazó, com encenação do próprio autor galego.

PUBLICIDADE

candidopazó01_eduardoPinto

Dramaturgo, encenador e contador de histórias, Pazó é há muito um companheiro de estrada da companhia e aprofunda assim a sua relação artística com o grupo de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

“A Canoa” (“A Piragua”, no original) foi escrita e apresentada pela primeira vez em Santiago de Compostela em 2007, numa produção do Centro Dramático Galego. Escrita a partir de uma história meio absurda – o desconforto de um homem com o facto de o vizinho guardar uma canoa no seu lugar de garagem – “A Canoa” chama a atenção para o problema da violência doméstica e para a forma como ele se relaciona com o conjunto de normas, mais ou menos explícitas, em que todos nos movemos.

Propositadamente, a abordagem a uma questão tão sensível como esta é feita com aparente leveza e com o humor que Pazó sempre imprime aos seus textos e espectáculos. Numa curiosa reflexão escrita a propósito da primeira estreia da peça, Cándido explica a opção por alternar entre momentos mais tensos e mais calmos e por recorrer “ao humor que a vida sempre nos oferece, mesmo nas situações mais dramáticas”: “interessa-me que o público respire e que possa retomar o discurso e divertir-se com a peça”. “Não quero apenas uma chave emocional, mas também racional”, acrescenta.

PUBLICIDADE

Em Coimbra, o espectáculo estreará a 17 de Setembro, no Teatro da Cerca de São Bernardo, com um elenco familiar ao público d’A Escola da Noite – Igor Lebreaud, Maria João Robalo, Miguel Magalhães, Ricardo Kalash e Sofia Lobo – e as especiais participações de Cristina Janicas (assistente de encenação) e Catarina Moura (voz off).

Da equipa artística fazem ainda parte João Mendes Ribeiro e Luisa Bebiano (cenografia) e Eduardo Pinto (vídeo), colaboradores habituais da companhia, e os galegos Afonso Castro (iluminação) e Manuel Riveiro Hermo (música).

Nascido em Vigo (Galiza, Espanha) em 1960, Cándido Pazó é actor, dramaturgo, filólogo, encenador, guionista de televisão e contador de histórias.

Como contador, actuou e participou em seminários sobre a oralidade nas Universidades de Santiago, Vigo, Coimbra, Salamanca, Barcelona, Minho, Varsóvia, Cracóvia, Montevideo, Bogotá, entre outras.

Os caminhos de Cándido Pazó e d’A Escola da Noite andam cruzados há muito, nomeadamente em acções ligadas ao intercâmbio entre a Galiza e os países de língua portuguesa. No TCSB, apresentou os espectáculos “O espectáculo da palavra” (2009), “Historias Tricolores: ou de como aqueles animaliños proclamaron a República” (2010) e “Memórias de un neno labrego” (2014). Em 2010, dirigiu em Coimbra, igualmente a convite d’A Escola da Noite, um workshop sobre narração oral. Em 2013, foi um dos formadores convidados pela Cena Lusófona no âmbito do projecto P-STAGE, que resultaria na criação do espectáculo “As Orações de Mansata”, uma co-produção com A Escola da Noite com um elenco de 13 actores de seis países de língua portuguesa.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE