Cidade

Escola Básica da Solum completamente renovada. José Falcão deverá ser a próxima (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 14-09-2022

A Escola Básica da Solum n.º 10 (mais conhecida como Anexas), situada na Rua Infanta D. Maria, em Coimbra, inicia o novo ano letivo com instalações completamente renovadas.

PUBLICIDADE

Durante a visita a este estabelecimento de ensino, que decorreu esta quarta feira, o presidente da Câmara Municipal, José Manuel Silva, congratulou-se com as melhorias realizadas, que beneficiam todos os seus utilizadores, e adiantou que o investimento no parque escolar vai continuar a ser uma prioridade. A Escola Secundária José Falcão será a próxima, seguindo-se depois a Escola Básica 2,3 Eugénio de Castro.

Com a intervenção agora concluída, que representou um investimento de cerca de um milhão de euros, a escola apresenta-se com melhores condições para receber alunos e restante comunidade educativa, tanto a nível da funcionalidade como de conforto térmico.

PUBLICIDADE

As obras contemplaram o refeitório, a ampliação da biblioteca, a pintura integral do edifício, a remodelação completa da cobertura e dos espaços exteriores e a instalação de um novo sistema de aquecimento.

Dotada de 10 salas, a Escola Básica da Solum está preparada para receber este ano letivo 250 alunos, distribuídos por 10 salas e 11 turmas, do primeiro ao quarto ano. É composta por dois edifícios de dois pisos, ambos com instalações sanitárias, um telheiro coberto e um terceiro edifício só de um piso, onde funciona o refeitório e a copa.

PUBLICIDADE

publicidade

No exterior foram plantadas novas árvores, melhorados os espaços e colocados novos mobiliários urbanos e jogos infantis.

José Manuel Silva destacou o facto de os melhoramentos “manterem a memória do passado e preservarem os traços históricos” do edifício. Depois de concluída esta requalificação, diz que é preciso agora “dedicar a atenção a outras escolas que também precisam deste tipo de intervenção”, defendendo como prioritárias a Escola Secundária José Falcão e a Escola Básica 2,3 Eugénio de Castro.

“Em relação à José Falcão, estamos à espera de uma resposta da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) para podermos avançar com o projeto de requalificação”, sublinhou.

Presente na visita, a delegada regional de Educação do Centro, Cristina Oliveira, sublinhou a importância da requalificação realizada na Escola Básica da Solum e alertou para os “desafios” que ainda existem no concelho na área da Educação. Apelou também ao presidente da Câmara para que dê atenção a todos os ciclos de ensino e não apenas ao superior.

Veja os vídeos dos diretos NDC:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE