A escassez de lampreia poderá levar ao adiamento do Festival deste ciclóstomo em Penacova que está marcado para os dias 27, 28 de fevereiro e 1 de março.
Natália Rodrigues, do restaurante Boa Viagem, refere que a iniciativa poderá ser cancelada este fim de semana, “se fosse amanhã dizia-lhe que não ia haver festival, porque não temos uma lampreia. A lampreia que estamos a servir hoje está guardada há vários dias. Se durante a semana isso não melhorar, seguramente que não vai haver lampreia suficiente para as cerca de 5000 pessoas que vêm a Penacova neste fim de semana”.
PUBLICIDADE
A apresentação do evento decorreu esta manhã. O presidente do Município frisa que o evento será mantido e prolongado, esperando que “nos próximos dias a situação se altere”, reconhecendo que há “escassez de lampreia”.
Álvaro Coimbra aproveitou a conferência de imprensa para apresentar alguma programação que irá acontecer no concelho: no sábado será inaugurado o Posto de Turismo da Nacional 2 e ao meio-dia decorre a abertura do Restaurante Panorâmico. Já no domingo terá lugar a prova ‘Trilhos do Mondego’. Está também programada, para o dia 20 de março, a prova de BTT ‘Rota da Lampreia’ e, para dia 24 de abril, um Raid da Lampreia.
Ainda durante a apresentação do evento o presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, Emílio Torrão apelou à divulgação para que as pessoas liguem antes de se deslocar aos restaurantes para saber se há lampreia, acrescentando que tem conhecimento “que vão existir condições adversas que vão impedir que a lampreia chegue ao rio”.
O autarca de Penacova adiantou que a meio da semana serão auscultados os 12 restaurantes aderentes para saber se há ciclóstomo para servir às cerca de 5000 pessoas que visitam o concelho.
Veja os diretos NDC:
PUBLICIDADE