Política

Ernesto Morgado é o mandatário concelhio de “Pedro Machado – Figueira do Futuro”

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 13-06-2021

O Professor Universitário e empresário figueirense Ernesto Morgado – administrador da Ernesto Morgado S.A. – é o Mandatário Concelhio pela candidatura “Pedro Machado – Figueira do Futuro” à Câmara Municipal da Figueira da Foz (CMFF).

PUBLICIDADE

“Nunca assumi publicamente uma posição política, até porque entendo que deve haver uma independência clara entre a vida empresarial e a política. Então porquê agora aceitar ser mandatário do Dr. Pedro Machado?”, questionou o Mandatário.

“Porque, após algumas conversas sobre a sua candidatura à Presidência da CMFF acredito no seu projeto para a Figueira que tenta reabilitar a Figueira da Foz e acredito na sua capacidade para o levar a bom termo. Tem ideias claras sobre o que deve ser feito, mas tem também a humildade para ouvir quem conhece os problemas da cidade e do município e quem tem as melhores soluções para esses problemas. É uma candidatura que pretende envolver a sociedade civil na resolução dos problemas da cidade e do município”, explicou Ernesto Morgado.

PUBLICIDADE

Na apresentação, realizada no Hotel Mercure da Figueira da Foz, Pedro Machado agradeceu o apoio do reconhecido empresário figueirense, lançando um repto ao Mandatário. “Precisamos mitigar esta falta de posicionamento que o nosso concelho e região tem vindo a ter. Acreditamos em si e tenho certeza que vai trazer uma nova esperança e espectativa para o nosso concelho”, disse o candidato à autarquia local.

“A Figueira da Foz e o Alqueidão, uma das freguesias do concelho, marcaram indelevelmente o meu carácter e o meu percurso de vida”, disse Ernesto Morgado, que nasceu e cresceu no Alqueidão, localidade onde está sedeada a empresa transformadora de arroz.

PUBLICIDADE

“A Figueira, e o Alqueidão, para além de serem localidades onde tenho património e onde exerço uma parte substancial da minha profissão, estão-me no coração, vibrando com os seus sucessos e sofrendo com os seus problemas”, reforçou, realçando a sua “tristeza” ao ver “a cidade perder ao longo dos anos o protagonismo que tinha” na altura da sua infância.

Quanto á candidatura de Pedro Machado à autarquia figueirense, Ernesto Morgado enalteceu o “conjunto de conferências temáticas” que a candidatura “Figueira do Futuro” tem vindo a desenvolver cujo objetivo passa “por refletir com os cidadãos Figueirenses 10 temas principais para o presente e o futuro da Figueira da Foz, lideradas e participadas por peritos de reconhecida competência nas áreas associadas”.

O empresário figueirense destacou ainda as qualidades do candidato. “A candidatura do Pedro vale não apenas pela qualidade do projeto e pela adesão que tem granjeado de inúmeras personalidades, mas também na qualidade do próprio candidato a Presidente da Câmara. O Pedro tem um currículo invejável, repleto de provas dadas, que me levam a acreditar que tenha a capacidade de transformar a Figueira numa cidade melhor”, disse, exemplificando a experiência “riquíssima na Turismo do Centro de Portugal, tendo liderado a fusão de dez regiões de Turismo numa única e grande região”.

“A experiência que detém no sector do turismo será certamente muito útil para revitalizar o turismo da Figueira e a liderança de um projeto tão complexo como o do Turismo do Centro de Portugal dão garantias que tem a capacidade para tornar a cidade e o município mais desenvolvidos de forma sustentável, mais competitivos, mais atrativos e mais virados para o futuro. Isto é essencial de modo a oferecer uma melhor qualidade de vida, a aumentar a oferta de emprego, e a travar o declínio demográfico na Figueira e no seu concelho”, sublinhou ainda o Mandatário.

De realçar que a apresentação pública do Mandatário Concelhio contou com a presença de inúmeras personalidades figueirenses, entre elas, Joaquim de Sousa (Secretário de Estado da Juventude e Desporto – 1976-78; presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz entre 1980-82), Vitor Pais (presidente da Assembleia Municipal da Figueira da Foz por dois mandatos – 2005/2009 e 2009/2013), Daniel Santos (vereador e vice-presidente da Câmara da Figueira da Foz entre 1998 e 2001, e presidiu a Assembleia Municipal entre 2002 e 2005), entre outras.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE