Coimbra

Erasmus+ Global Week: Politécnico de Coimbra discute programa Erasmus com especialistas internacionais

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 20-05-2019

Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) acolhe a partir de hoje e até sexta-feira mais de 60 participantes na “Erasmus+ Global Week”, evento no qual serão debatidos “os desafios globais da internacionalização do ensino superior” da próxima década.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

PUBLICIDADE

“Será uma semana de intenso debate de problemáticas comuns e de procura de soluções e oportunidades num ambiente multicultural de partilha de conhecimentos e boas práticas”, explica Maria João Cardoso, pró-presidente e coordenadora institucional das Relações Internacionais do IPC.

Os participantes da “Erasmus+ Global Week” são dirigentes e responsáveis das Relações Internacionais das várias instituições e também professores europeus, que vêm realizar as suas missões de ensino ao Politécnico de Coimbra. Algumas destas participações são resultantes de projetos internacionais em curso.

De acordo com o programa, irão discutir a próxima geração de programas europeus, que entrarão em vigor em 2021, e que constituem o quadro de referência para o desenvolvimento da cooperação internacional.

“É um momento importante para o Politécnico de Coimbra, porque não só projetamos a qualidade e diversidade da nossa instituição no mundo, como proporcionamos uma excelente ocasião a toda a comunidade do IPC, estudantes, docentes e funcionários, para explorarem oportunidades de internacionalização”, refere Maria João Cardoso.

A pró-presidente acrescenta que “conhecer e debater os aspetos mais relevantes das propostas da Comissão Europeia é fundamental para poder antecipar caminhos e preparar o futuro”.

No total, são 62 participantes provenientes de 44 instituições de ensino superior, totalizando 22 países. Em relação ao ano passado, a participação internacional alargou para fora da União Europeia e Brasil, com a participação de instituições com as quais o IPC tem projetos internacionais e que são originárias de países como o Azerbaijão, a Geórgia, a Federação Russa ou a Arábia Saudita.

No programa do evento, Maria João Cardoso destaca a Conferência Internacional, coorganizada com a Agência Nacional Erasmus+, na terça-feira, com a presença do secretário-geral da EURASHE, Associação Europeia das Instituições de Ensino Superior, família europeia das Universidades de Ciências Aplicadas de que o IPC faz parte.

“O objetivo é conhecer, compreender e debater os próximos desafios que esperam o ensino superior e que são relevantes para a estratégia de Relações Internacionais do Politécnico”, explica Maria João Cardoso”, acrescentando que, tendo sido dada essa possibilidade, diversas Instituições de Ensino Superior portuguesas efetuaram o registo para assistir à conferência.

A pró-presidente refere ainda a Feira Internacional, na quarta-feira, em que todas as instituições vão poder contactar com a comunidade do Politécnico de Coimbra – docentes, não docentes e estudantes.

A par da conferência decorre um programa cultural que inclui visitas ao Museu Aliança Underground (em Sangalhos, Anadia), Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, Portugal dos Pequenitos, Quinta das Lágrimas, Eco Museu e Salinas na Figueira da Foz.

O programa completo da conferência, que vai ser repartida por diversas escolas do IPC, pode ser consultado em: http://globalweek.ipc.pt/work_program.html.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE