Educação

Erasmus+ Global Week: IPC aposta na internacionalização

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 28-05-2018

O Politécnico de Coimbra (IPC) organizou de 21 a 25 de maio uma semana internacional para criar laços com outras instituições europeias e promover a internacionalização.

PUBLICIDADE

Durante cinco dias, o IPC acolheu 60 participantes provenientes de 19 países europeus e de 40 instituições de ensino superior.

PUBLICIDADE

O programa contou com uma forte componente de trabalho e networkig internacional, que incluiu aulas e workshops, e ainda um programa cultural intenso, com a visita ao PO.RO.S – Museu Portugal Romano em Sicó e às Ruínas de Conímbriga, em Condeixa, um dia livre na Figueira da Foz e uma visita guiada por Coimbra, conduzida pelos alunos de turismo da Escola Superior de Educação do IPC.

As atividades, que se distribuíram pelas várias escolas do Politécnico, permitiram aos participantes ficar a conhecer a oferta formativa e as infraestruturas do IPC.

PUBLICIDADE

publicidade

O contacto com estudantes, docentes e outros colaboradores, que teve o seu ponto alto na Feira Internacional incluída no programa, abriu perspetivas para o crescimento da mobilidade internacional entre as instituições presentes no evento.

Maria João Cardoso, Pro-presidente para as Relações Internacionais do IPC e responsável pela iniciativa e organização do evento, faz um “balanço da Erasmus+ Global Week  extremamente positivo e  que superou todas asexpectativas”.

“As atividades foram recebidas e desenvolvidas com enorme empenho eentusiasmo por todos os participantes. No programa de trabalho as aulas dos professores nas várias Escolas tiveram a adesãoe interesse dos nossos alunos e ao nível dos workshops destinados ao staff das relações internacionais os tópicos conduzidos pela spersonalidades convidadas suscitaram um debate vivo e intenso que, certamente, se irá refletir na internacionalização de todas as instituições presentes”, salienta Maria João Cardoso.

Ao nível do programa cultural inovámos pela inclusão de atividades desenvolvidas pelos grupos dinamizados pela direção cultural do Politécnico de Coimbra e ainda pela promoção do património cultural e natural da região que foi possível com o apoio e  olaboração das Câmaras  Municipais de Condeixa e da Figueira da Foz. Os participantes tiveram a oportunidade de contactar com a nossa cultura e sou testemunha do encantamento que levaram para os seus países”, acrescenta a Pro-presidente para as Relações Internacionais do IPC.

Thierry Lebrec, que representou a Universidade de Caen Normandie, França, declarou que “este evento oferece não só uma oportunidade para conhecer pessoas de outras universidades da Europa, mas é também uma forma de aprender mais sobre as questões com as quais trabalho profissionalmente no dia a dia, principalmente no que diz respeito à mobilidade e à administração”.

Por sua vez, Ana Paula Vicari,  do Centro Paula Souza, no Brasil , frisou:  “é a primeira vez que estamos a participar neste evento, que para nós é muito importante porque o Centro Paula Souza oferece cursos muito semelhantes aos do Politécnico de Coimbra e estamos a dar os primeiros passos numa parceria que é uma mais valia para os alunos das duas instituições, representando possibilidades de intercâmbio em várias áreas”.

.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE