Coimbra

Equipamentos sanitários “sistematicamente avariados”. Queixa é dos trabalhadores dos SMTUC

António Alves | 7 meses atrás em 18-09-2023

Os trabalhadores dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) queixam-se de não disporem de instalações sanitárias adequadas para a sua jornada de trabalho. Na carta aberta, citada pela vereadora socialista Regina Bento, é dito que “os equipamentos de WC alugados pela autarquia estão sistematicamente avariados”.

PUBLICIDADE

Estes trabalhadores estão ainda preocupados com o encerramento do espaço na Portagem “e, alegadamente, sem alternativa à vista a curto prazo o que aumentará o tratamento desrespeitoso para com alguns funcionários dos SMTUC”.

“Neste contexto gostaria de perceber se o Sr. Presidente está ciente das atuais condições de trabalho dos motoristas dos SMTUC e o que está preconizado para as melhorar. Vem aí o Inverno, o que tornará ainda mais penosas as condições de trabalho, se nada for feito”, questionou Regina Bento.

PUBLICIDADE

Em resposta a estas preocupações, a vereadora e presidente do Conselho de Administração dos SMTUC, Ana Bastos, mostrou-se surpreendida com o teor desta carta, a qual desconhecia. “Nunca nenhum motorista me pediu para reunir e dar conta das preocupações que constam nessa carta”, afirmou, ao mesmo tempo que lamentou a falta de comunicação entre funcionários pois muitas dessas preocupações e sua resolução já são do conhecimento da Comissão de Trabalhadores (CT).

No que diz respeito à Portagem, a solução encontrada foi transferir a zona de descanso para o edifício em fase final de construção à entrada do Parque Manuel Braga. Ao mesmo tempo, irá ser criada uma sala de motoristas no Museu da Água.

PUBLICIDADE

publicidade

Por outro lado, afirmou que os motoristas já contam com um espaço na Casa do Sal e que está em fase final de projeto a criação de um espaço na zona da Praça da República.”São injustas e inaceitáveis estas acusações”, frisou Ana Bastos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE