Coimbra

Equipa feminina da APCC conquista terceiro lugar no Nacional de Natação Adaptada

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 27-01-2020

A equipa feminina de natação adaptada da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC), constituída por Bárbara Gomes, Carolina Lourenço e Matilde Gaspar, alcançou no passado fim de semana o 3.º lugar no Campeonato Nacional de Inverno, disputado em Rio Maior. Na vertente masculina, os atletas Joel Pereira, José Costa e Ruben Santos chegaram, por sua vez, à 10.ª posição coletiva.

PUBLICIDADE

No total, as nadadoras da APCC conquistaram 10 medalhas, com a Bárbara a sagrar-se campeã nacional dos 400 metros livres e vice-campeã dos 200 bruços e 200 estilos, a Carolina a ser campeã nos 200 bruços e vice nos 50 e 100 bruços e a Matilde a tornar-se vice-campeã dos 100 e 200 livres, provas em que se consagrou ainda como campeã nacional de Esperanças.

A equipa da Associação bateu ainda sete recordes pessoais – dois pela Bárbara, a Carolina e a Matilde e um pelo Joel – concluindo da melhor forma uma primeira metade da época em que participaram em seis competições nacionais e regionais. Para este Campeonato Nacional, os atletas da APCC haviam conseguido atingir 24 mínimos de participação, o que significou que 14 provas contaram com nadadores da instituição.

PUBLICIDADE

publicidade

O Campeonato Nacional de Inverno de Natação Adaptada 2020 realizou-se nos dias 25 e 26 de janeiro, no Complexo de Piscinas de Rio Maior. Estiveram em competição 154 nadadores (105 masculinos e 49 femininos), em representação de 39 clubes e instituições de Portugal, Alemanha e Espanha. A organização foi da Federação Portuguesa de Natação, com o apoio da Associação de Natação do Distrito de Santarém, da Câmara Municipal de Rio Maior e do Rio Maior Sports Centre.

A natação é um dos desportos desenvolvidas no âmbito da atividade do Departamento de Educação Física e Desporto da APCC, tanto na vertente competitiva (com vários atletas a representarem regularmente a Associação em provas por todo o País), como de adaptação ao meio aquático, aprendizagem, manutenção e treino.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE